AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO: O EFEITO DE GLOSSÁRIOS ELETRÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13961Palavras-chave:
Língua estrangeira, língua materna, aquisição de vocabulário, glossários eletrônicos, multimídiaResumo
Este artigo discorre sobre o efeito do uso de glossários eletrônicos textuais e gráficos no aprendizado incidental de vocabulário. A pesquisa tem repetidamente mostrado que o aprendizado incidental de vocabulário em língua estrangeira ocorre. Os resultados de estudos sobre glossários mostraram que a combinação de definições textuais e gráficas é mais eficaz do que definições dadas apenas com palavras ou apenas com ilustrações. A teoria do duplo código e a teoria gerativa de aprendizado através de multimídia dão suporte a essa conclusão. De acordo com o efeito da codificação dupla,as informações codificadas visualmente e verbalmente parecem promover uma maior retenção. Além disso, Yoshii (2000, p.151) observou que: “Através da utilização de
textos eletrônicos com auxílio de glossários é possível envolver o aluno no aprendizado de vocabulário de uma maneira divertida e cativante.”
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2005-11-17
Como Citar
FOOHS, M.; TAROUCO, L. R.; AXT, M. AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO: O EFEITO DE GLOSSÁRIOS ELETRÔNICOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13961. Acesso em: 9 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).