Assessment as learning in metaverse: an experience report in a post-pandemic blended learning scenario
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134377Palavras-chave:
Assessment, Metaverse, Blended Teaching and Learning, Post-COVIDResumo
Education has undergone significant transformations in teaching and learning practices during COVID-19, including changes in the way of assessing students, moving from assessment of learning to assessment for learning and finally to assessment as learning. The pandemic also leaves the use and creation of innovative technologies that support education as a legacy. In this environment, new technologies such as virtual environments and the metaverse can innovate the teaching and learning process by allowing teachers and students to extend the real world into virtual learning worlds. Thus, this article presents an experience report on a formative assessment of a database course based in a hybrid educational context, supported by metaverse and active learning approaches. Through a quasi-experimental study, the formative assessment was compared with a traditional summative assessment to analyze the students’ satisfaction and perception of learning. As a result, we observed that students felt more satisfied performing the formative assessment in the hybrid context, noticing improvements in learning and their performance concerning the traditional assessment.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).