Uma abordagem lúdica no ensino de pensamento computacional para crianças

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118546

Keywords:

Pensamento Computacional, Ensino. Aprendizagem, Crianças

Abstract

Nos dias atuais, tem se percebido a necessidade de introduzir conceitos
relacionados à computação desde a educação básica, visto serem esses indispensáveis para a plena atuação nas profissões atuais e futuras. Desse modo, o Pensamento Computacional tem se mostrado uma alternativa na disponibilização desses conceitos. Diante disso, este trabalho objetiva relatar uma experiência na elaboração e aplicação de atividades de Pensamento Computacional para crianças do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, atendidas pelo projeto Academia HackTown do IF Sertão-PE. Para tanto, utilizou-se de estratégias diversificadas e lúdicas, como a Computação Desplugada, Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação, com o intuito de despertar o
interesse dos estudantes ao aprenderem conceitos técnicos de computação. Logo, a presente proposta se caracteriza por ser descritiva e de abordagem qualitativa, cujos resultados obtidos por meio de entrevista, sugerem que houve uma significativa evolução na aprendizagem dos alunos, e que esses se mostraram motivados e desafiados ao se depararem com os conteúdos computacionais propostos por meio das atividades.

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Published

2021-07-28

How to Cite

SILVA, R.; SOUZA OLIVEIRA, F. C.; SILVA MARTINS, D. J.; ALMEIDA BRITO, J. Uma abordagem lúdica no ensino de pensamento computacional para crianças. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 543–553, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118546. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118546. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Teorias educacionais aplicadas à TIC