Pensamento computacional e formação de professores da educação básica: Uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118416

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, formação docente, educação básica

Resumo

Mundialmente, o Pensamento Computacional vem sendo reconhecido como
competência fundamental para todos os sujeitos, sendo introduzido nos currículos escolares desde a educação básica. A partir desse entendimento, este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o CT (acrônimo de Computational Thinking - Pensamento Computacional) para uma reflexão acerca do contexto brasileiro, buscando a identificação e análise sobre a presença, forma e objetivo de seu emprego junto à educação básica. A metodologia adotada possui elementos de um Mapeamento Sistemático, conduzida de forma a buscar respostas para as questões: o CT é abordado na formação de professores para a educação básica? Se afirmativo, de que forma ele é abordado e com que objetivo? A partir da análise das publicações encontradas, foi identificada a presença do CT na educação básica, principalmente em atividades com uso de linguagem de programação, empregada como estratégia didática, no intuito da promoção do desenvolvimento cognitivo, seguido do aspecto atitudinal e de colaboração. Paralelamente, os dados revelam, além de um maior número de experiências formativas com docentes em relação a discentes, uma menor incidência de uso, seja docente ou discente, junto à etapa da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

DA SILVA GOMES, C.; SELBACH BORGES, K.; PRESTES MACHADO, R. Pensamento computacional e formação de professores da educação básica: Uma revisão da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 135–145, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118416. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118416. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador