Panorama do uso de ambientes virtuais na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118386

Palavras-chave:

EPT, Ambientes Virtuais de ensino e aprendizagem, Mediação pedagógica

Resumo

Com a necessidade de mediação pedagógica online, os ambientes virtuais
surgem como alternativa para mediação e acompanhamento da aprendizagem. Neste contexto, este trabalho visa compreender como os ambientes virtuais têm sido utilizados na Educação Profissional e Tecnológica, no período pandêmico. A abordagem é do tipo descritiva, sendo sujeitos da pesquisa 239 professores da Educação Profissional. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Conforme os dados coletados, o ambiente virtual mais utilizado é o Moodle, seguido do Classroom e a escolha se dá de forma institucional. A maior dificuldade apontada pelos professores é a gestão do tempo de trabalho e a criação de materiais e atividades mais atrativas. Dentre as vantagens os professores citam a adequação e organização de conteúdos.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

ZANKI CORDENONSI, Adriana; MENEGATTI, Fernando; MACHADO SALDANHA, Gabriela; MANZONI RODRIGUES, Jairo; SILVA GARCIA, Tainan; SMANIOTTO BARIN, Claudia. Panorama do uso de ambientes virtuais na educação profissional e tecnológica. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 31–41, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118386. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem