Conflitos e Subjetividades
Resenha Crítica à Obra “O Medo na Cidade do Rio de Janeiro”, de Vera Malaguti
Palavras-chave:
resenha, conflitos e subjetividades, Vera MalagutiResumo
A minúcia e a originalidade pautam a obra “O Medo na Cidade do Rio de Janeiro”, editora Revan, 2003, de Vera Malaguti. A autora enfoca o medo e a difusão do mesmo na cidade do Rio de Janeiro como uma política estatal de distanciamento social, buscando por via da neutralização e da disciplina das camadas mais pobres da cidade, impondo-lhes um conservadorismo advindo das camadas hegemônicas. Na busca de se fazer entender este contexto contemporâneo, a autora apresenta uma pesquisa analítica das políticas publicas da cidade, remetendo-se ainda ao século XIX até o final do Século XX, no intuito precípuo de retratar múltiplas rupturas entre administradores e administrados. Adequado destacar que este estudo de Malaguti introduz dimensões não apenas políticas e sociológicas, mas traz consigo uma forte perspectiva histórica e geográfica, pois trata das características do controle social na cidade maravilhosa, desde o século antecedente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.