PERSPECTIVAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL E ARTEFATOS FÍSICOS: UM ESTUDO EM ESCOLA DE EQUITAÇÃO POR MEIO DA FOTO-ELICITAÇÃO

Autores

  • Alessandra Helena Valente Miyazaki Fundação Getúlio Vargas
  • Darcy Mitiko Mori Hanashiro Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

perspectivas de cultura organizacional, artefatos, simbolismo, estética, organização esportiva

Resumo

No Brasil, são poucos os estudos desenvolvidos sobre cultura organizacional em organizações fora do “mainstream”. Este estudo busca compreender a cultura organizacional da escola de equitação de um clube hípico paulista, pela apreensão da instrumentalidade, estética e simbologia que pais, alunos e funcionários atribuem a artefatos. Essas dimensões foram relacionadas às perspectivas de integração, diferenciação e fragmentação de cultura organizacional. Entrevistas com fotografias, observações informais e análise de documentos permitiram compreender uma cultura de contrastes, onde dicotomias combinam-se e se harmonizam, tais como tempo vs. espaço, medo vs. segurança e família estendida vs. discurso igualitário. Espera-se que este trabalho possa contribuir para estudos voltados a organizações esportivas e instituições de cunho social, assim como a pesquisas baseadas em múltiplas perspectivas culturais.

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Biografia do Autor

Alessandra Helena Valente Miyazaki, Fundação Getúlio Vargas

Curso de MBA

Darcy Mitiko Mori Hanashiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Ana Silvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

Programa de Pós Graduação Em Administração

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Miyazaki, A. H. V., Mori Hanashiro, D. M., & Ipiranga, A. S. R. (2018). PERSPECTIVAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL E ARTEFATOS FÍSICOS: UM ESTUDO EM ESCOLA DE EQUITAÇÃO POR MEIO DA FOTO-ELICITAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 24(3), 46–76. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/84302