CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Márcia Prezzotti Palassi Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Geruza Ferreira Martins Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/ES,
  • Ana Paula Paes de Paula Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Palavras-chave:

Consciência Política, Participação Cidadã, Lugares Públicos Participativos, Estudos Organizacionais.

Resumo

Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de  questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontra-se sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.

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Biografia do Autor

Márcia Prezzotti Palassi, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Professora do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Geruza Ferreira Martins, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/ES,

Técnica Administrativo do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/ES

Ana Paula Paes de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

Palassi, M. P., Martins, G. F., & Paula, A. P. P. de. (2017). CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 435–461. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/59875