DISPOSITIVOS LEGAIS NO TRABALHO DE CUIDADORES: APLICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

Autores

  • Claudia Daiane Trentin Lampert Faculdade Ideau
  • Silvana Alba Scortegagna Universidade de Passo Fundo
  • Denize Grzybovski Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

mercado de trabalho, profissão de cuidador, legislação, profissões inovadoras

Resumo

Em razão do aumento da longevidade da população, do incremento da demanda por cuidadores formais e da necessidade de amparar legalmente a profissão de cuidador no Brasil, questionam-se as competências requeridas do cuidador. O objetivo deste artigo científico foi investigar a aplicação dos dispositivos legais para o trabalho de cuidadores em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Participaram do estudo 10 cuidadores de ILPIs, do estado do Rio Grande do Sul, que responderam a um questionário do perfil sociodemográfico e da função de cuidar. Os resultados indicaram que a maior parte dos profissionais são mulheres, com idades, escolaridade e formação condizentes com os preceitos preconizados pelas legislações, ainda em discussão. Entre as principais funções desempenhadas, os cuidados com a higiene, a alimentação e a locomoção foram predominantes. A formação para o trabalho com idosos foi destacada como a principal competência necessária para atuação profissional. A aprovação e a aplicação dos dispositivos legais para cuidadores de idosos é uma ação urgente e necessária tanto como proteção do trabalhador quanto para qualificar os serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Daiane Trentin Lampert, Faculdade Ideau

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, UPF, Bolsista Capes

Professora no Ensino Superior na Faculdade Ideau

Silvana Alba Scortegagna, Universidade de Passo Fundo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH/UPF) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) na Univer-sidade de Passo Fundo (UPF) e Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento (PPGDes) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Trentin Lampert, C. D., Scortegagna, S. A., & Grzybovski, D. (2017). DISPOSITIVOS LEGAIS NO TRABALHO DE CUIDADORES: APLICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 360–380. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/57137