A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO
Palabras clave:
suco de uva, exportação, internacionalização.Resumen
Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da Cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção ao mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio, entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da empresa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.Descargas
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Publicado
2015-03-19
Cómo citar
Breitenbauch de Moura, G., Alberton, A., Vieira Marinho, S., & Granemann Bertoldi Platcheck, R. (2015). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA ALIANÇA: AÇÕES GRADUAIS AO MERCADO EXTERNO. Revista Electrónica De Administración, 21(1), 248–268. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/47171
Número
Sección
Casos de Enseñanza
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