DIVERSIFICAÇÃO DE FORNECEDORES E DESEMPENHO FINANCEIRO: UM ESTUDO EMPÍRICO COM INDÚSTRIAS BRASILEIRAS
Keywords:
Diversificação de fornecedores, gestão da cadeia de suprimentos, estratégia de diversificação, desempenho financeiro, EBITDAAbstract
Decisões sobre como gerir as fontes de suprimentos em empresas industriais exercem papel preponderante para o nível de desempenho financeiro das firmas, uma vez que boa parte dos recursos está aplicada na aquisição de insumos e serviços. Uma importante escolha é optar pela utilização de várias fontes de suprimento ou trabalhar com um ou poucos fornecedores. A literatura não é conclusiva sobre qual caminho deve ser seguido. O propósito deste artigo é verificar a existência de associações entre a estratégia da diversificação de fornecedores (HFORN) e o desempenho financeiro de indústrias brasileiras. O estudo consiste em um cross section múltiplo de 1999 até 2001. Foram analisados dados referentes a 168 companhias de capital aberto, com as ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, pertencentes a 14 segmentos industriais. As variáveis dependentes foram o custo da mercadoria vendida (CMV) e também o Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA). Os resultados não revelaram associações significativas entre estratégia de diversificação de fornecedores e o desempenho financeiro alcançado pelas empresas. Além disso, não foi verificado um padrão de relacionamento entre as variáveis ao longo do período examinado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.