ANÁLISE DA IDENTIFICAÇÃO E DA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NAS USINAS SUCROALCOOLEIRAS
Palavras-chave:
Ativos intangíveis, Capital Intelectual, Criação de valor, Setor sucroalcooleiroResumo
Os elementos intangíveis no processo de criação de valor dentro das empresas vêm ganhando crescente importância nas discussões acadêmicas. Neste sentido, os administradores devem se voltar para identificação e gestão destes elementos, que podem ser agrupados sob o conceito de Capital Intelectual da organização. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em dez usinas sucroalcooleiras instaladas no Estado de São Paulo onde se buscou evidenciar a presença dos elementos do Capital Intelectual destas empresas e analisar as atitudes dos gestores acerca destes elementos. As informações e dados necessários para realização desta pesquisa foram coletados a partir da aplicação de um questionário durante a entrevista com administradores das empresas. Os dados foram analisados e os resultados obtidos evidenciaram que o capital de relacionamento é um dos principais aspectos dentro do Capital Intelectual presente nas usinas de açúcar e álcool.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.