SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA FRESCA NO BRASIL

Autores

  • Amilton Luiz Novaes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Dario de Oliveira Lima Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Jeovan de Carvalho Figueiredo Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, hábitos alimentares, processo de compra, marketing estratégico, agronegócio

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discutir uma proposta de segmentação do mercado de consumo de carne bovina fresca, elaborada de modo a contemplar a realidade do contexto socioeconômico brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na qual foram adotadas duas premissas básicas: (a) as propostas de segmentação de mercados consumidores utilizadas em estudos prévios podem indicar insights relevantes para a construção teórica ora apresentada; e (b) as variáveis relevantes no processo de compra dos consumidores devem ser consideradas na discussão proposta. Foram identificadas as seguintes variáveis relevantes, ordenadas de acordo com as etapas do processo de compra: cultura, motivação, saúde, valor nutritivo, aceitabilidade, crenças, intenção, renda, atitude, estilo de vida e preparação do alimento. Isto permitiu a identificação de quatro segmentos de consumidores: “orientado para proteína bovina”, “orientado para a saúde”, “indiferente” e “esporádico”. As características dos consumidores destes segmentos, e suas respostas a estímulos diversos, permitiram, ainda, a discussão de estratégias empresariais aplicadas ao agronegócio da carne bovina.

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Publicado

2013-06-21

Como Citar

Novaes, A. L., Sproesser, R. L., de Oliveira Lima Filho, D., & de Carvalho Figueiredo, J. (2013). SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA FRESCA NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 11(5). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40628