COMO O MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO REAGE A SURPRESA NOS LUCROS?
Palabras clave:
Analistas, Retornos, Lucro por Ação, Estudo de Eventos, ExpectativasResumen
Este artigo propõe-se a analisar o conteúdo informativo do anúncio de resultados contábeis inesperados. Por informativo entenda-se a propriedade de provocar alterações nos preços das ações. Após uma breve revisão da literatura sobre surpresa nos resultados, realiza-se um estudo de eventos do impacto da divulgação de resultados contábeis inesperados no retorno das ações no mercado brasileiro. O período de estudo é de 1996 a 2003, focalizado nas companhias abertas brasileiras. A partir de informações extraídas do sistema I/B/E/S, utilizou-se a consenso das previsões dos analistas para o lucro por ação como proxy para as expectativas do mercado. A pesquisa revelou que o mercado brasileiro reage de modo significativo a surpresa nos resultados. Diferente da literatura internacional, no caso de surpresas negativas, o mercado parece antecipar o resultado, verificando-se retornos anormais negativos nos períodos que antecedem o anúncio. Já para as surpresas positivas inicia-se um ciclo de retornos anormais positivos após o anúncio do resultado. Numa análise qualitativa da natureza das surpresas, constatou-se que as ações de empresas nas quais os resultados contábeis atingem (mas não excedem) as expectativas dos analistas têm um desempenho superior no período de 30 e 90 dias após a data do anúncio. Esta pesquisa é importante para identificar possíveis estratégias lucrativas de investimento e destacar algumas especificidades do mercado brasileiro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-19
Cómo citar
Lopo Martinez, A. (2013). COMO O MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO REAGE A SURPRESA NOS LUCROS?. Revista Electrónica De Administración, 12(3). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40563
Número
Sección
Artículos
Licencia
El autor mantiene los derechos autorales y autoriza a la REAd a publicar el artículo en su sitio web o en las ediciones impresas, sin que eso impliquen el pago de las regalías y otros cargos a los autores, y de que este artículo no ha sido publicado hasta la fecha, en cualquier publicación periódica.