APRENDENDO COM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS: O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA REFLEXIVA NOS PROGRAMAS DE MBA EXECUTIVO
Palavras-chave:
Executivo Reflexivo, Programas de MBA Executivo, Troca de Experiências, desenvolvimento executivo, prática reflexivaResumo
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Executivos à frente das organizações estão em busca de novas referências para o crescimento da eficácia na tomada de decisões em um ambiente cada vez mais complexo. Com o fim de apontar uma alternativa que oriente os processos de tomada de decisão dos executivos, este trabalho apresenta um conceito de prática reflexiva e como este se relaciona com as decisões do executivo; investiga o desenvolvimento da prática reflexiva nos programas de educação executiva; e analisa a importância da troca de experiências no desenvolvimento da prática reflexiva dos executivos. O conceito de prática reflexiva, apresentado por Schon (1983), é aplicado aos processos de tomada de decisões dos executivos. A análise da educação executiva baseia-se na teoria de aprendizagem experimental apresentada por Kolb (1984). O estudo empírico foi aplicado em uma Escola de Administração cujo Programa de MBA Executivo aparece entre os cinco melhores do mundo. Os dados foram colhidos através de 20 entrevistas semi-estruturadas com executivos inscritos nesse programa e a análise baseou-se em uma abordagem fenomenológica para pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que o processo de troca de experiências é essencial para um desenvolvimento bem sucedido de executivos reflexivos em programas de MBA Executivo. Os elementos apresentados neste trabalho podem aumentar a eficácia da educação executiva e devem ser levados em consideração pro programas que pretendem incentivar o processo de aprendizagem por troca de experiências.
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