INFORMAÇÃO IMPERFEITA NO MERCADO DE CARNE DE FRANGO

Autores

  • Lia Moretti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS/Brasil
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS/Brasil
  • Cícero Antônio de Oliveira Tredezini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS/Brasil

Palavras-chave:

consumo de alimento, comportamento do consumidor, assimetria de informação, proteína animal, agronegócio

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar a existência de informação imperfeita no mercado de carne de frango fresca na cidade de Campo Grande-MS. Especificamente procurou-se: a) identificar o nível de informação dos consumidores de carne de frango, avaliando qual a percepção destes a respeito das variáveis saúde e preço; b) analisar a variável saúde em dois aspectos: a percepção de presença de antibióticos e o teor de colesterol existente; e c) analisar o preço da carne de frango comparando-a com a carne bovina, considerada uma carne de alto custo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativo-descritiva junto a uma amostra de 405 pessoas, no período de 29 de setembro a 5 de outubro de 2005. Os resultados revelam que os consumidores consideram a carne de frango saudável, mas quando questionados a respeito do teor de colesterol e de antibióticos, as opiniões variam, contradizendo a percepção de saudabilidade dessa carne. Apesar da ampla cobertura da mídia especializada e das organizações não-governamentais sobre as implicações dos resíduos de antibióticos nas carnes, os consumidores de carne de frango de Campo Grande-MS não possuem uma clara compreensão sobre seus efeitos, evidenciando, assim, a existência de informação imperfeita nesse mercado.

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Publicado

2013-04-24

Como Citar

Moretti, L., de Oliveira Lima-Filho, D., & de Oliveira Tredezini, C. A. (2013). INFORMAÇÃO IMPERFEITA NO MERCADO DE CARNE DE FRANGO. Revista Eletrônica De Administração, 14(1), 111–133. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39266