TIPOLOGIA MOTIVACIONAL DE CONSUMO DE ADOLESCENTES EM SHOPPING CENTERS

Autores

  • Lunie Imamura de Lima Universidade Federal da Paraíba - PB/Brasil

Palavras-chave:

Consumidor, Adolescentes, Shopping Center, Motivação

Resumo

O presente trabalho analisa a motivação dos consumidores adolescentes para freqüentar um shopping center da cidade de Fortaleza (CE). Primeiramente, foi feito um levantamento do perfil bio-demográfico dos entrevistados. Posteriormente, foram analisadas as razões para justificar uma visita ao estabelecimento. E finalmente, buscou-se identificar semelhanças entre grupos de respondentes na tentativa de criar uma tipologia motivacional de consumo de adolescentes em shopping centers. A coleta de dados se deu através da utilização de um questionário estruturado junto aos adolescentes que se encontravam no local durante o período da pesquisa. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo aplicada, sendo os dados coletados diretamente em trezentos e quarenta e um freqüentadores do shopping center, com idades entre 12 e 18 anos, que responderam a um conjunto de questões fechadas. A partir da análise dos dados coletados, chegou-se a alguns resultados significativos sobre o perfil dos freqüentadores adolescentes do shopping e sua motivação para freqüentar o mesmo. Em relação ao primeiro, observou-se uma predominância de respondentes do sexo masculino, da faixa etária entre 13 e 15 anos, provenientes de famílias de classe alta e renda familiar mensal superior a R$ 2700,00. Quanto ao segundo, foram identificados três grupos de consumidores chamados de: Utilitários, Hedônicos e Mistos. O estudo pretende contribuir com a literatura científica nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor e servir de instrumento gerencial aos dirigentes de shopping centers.

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Publicado

2013-04-24

Como Citar

Imamura de Lima, L. (2013). TIPOLOGIA MOTIVACIONAL DE CONSUMO DE ADOLESCENTES EM SHOPPING CENTERS. Revista Eletrônica De Administração, 14(1), 93–110. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39265