SEGMENTAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMO INFANTIL DE VESTUÁRIO E SUA ASSOCIAÇÃO À MODA E AOS ESPORTES DE AÇÃO

Autores/as

  • Elias Frederico EACH (Escola de Artes Ciências e Humanidades) - USP
  • José Américo M. Tristão Universidade São Marcos - SP/Brasil
  • André R. Robic Universidade São Marcos - SP/Brasil

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Segmentação de Mercado, Varejo de Vestuário, Mercado Infantil, Moda

Resumen

Este artigo identifica perfis de consumo de esportes de ação e aventura e os associa com o desejo, a compra e a utilização do vestuário infantil. Inicialmente foi conduzida uma pesquisa documental e um estudo exploratório com gerentes de produtos, que proporcionaram a identificação de quatro esportes de aventura relacionados ao público a ser estudado: surf, skate, esportes radicais na natureza (rappel e escalada) e esportes virtuais (videogames e computadores). Com base nas informações obtidas, foi realizado um estudo quantitativo com 1184 crianças freqüentadoras de 10 diferentes bairros de zonas nobres e periferias das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos. Para a análise dos resultados foram utilizadas três técnicas para a mensuração dos segmentos de consumo: análise fatorial Q, cluster hierárquico e cluster K-means. Os resultados identificaram três agrupamentos distintos: (1)meninos do rio” (com maior predominância na zona sul do Rio de Janeiro), (2) meninos da periferia” (assim denominados pela maior predominância na periferia do RJ e SP) (3) qualquer paixão diverte” (com maior predominância nos bairros de classe-média). No primeiro grupo há uma maior identificação com o surf e com a natureza, no segundo grupo a identificação ocorre com o surf e o skate e o último agrupamento se identifica indistintamente com os três esportes. Os resultados apresentados nesse estudo mostram a importância da segmentação de mercado para oferecer e promover um melhor sortimento de produtos, que deve ser direcionado ao entorno geográfico de cada uma de suas lojas e a maior eficácia da utilização do estilo de vida do consumidor infantil, em vez da idade, na elaboração de estratégias de marketing.

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Publicado

2013-04-24

Cómo citar

Frederico, E., M. Tristão, J. A., & Robic, A. R. (2013). SEGMENTAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMO INFANTIL DE VESTUÁRIO E SUA ASSOCIAÇÃO À MODA E AOS ESPORTES DE AÇÃO. Revista Electrónica De Administración, 14(1), 71–92. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39263