O GESTOR E A PcD: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
competências, diversidade, inclusão, pessoa com deficiência, gestores.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a experiência de gestores na inclusão de pessoas com deficiência PcDs em suas equipes. A intenção foi identificar e analisar os processos de aprendizagem e as competências desenvolvidas pelos gestores para lidar com o universo da PcD, a partir dos modelos teóricos de Sandberg 2000 , Cheetham e Chivers 1996, 2005 e Cox e Baele 1997 . Seguindo os pressupostos do paradigma interpretativista e do estudo qualitativo básico MERRIAM, 2002 , foram analisadas as experiências de inclusão de seis gestores e seis PcDs a eles subordinadas, com deficiências moderadas a severas, em cinco empresas paulistas, multinacionais, dos segmentos editorial, energia, tecnologia diesel, agronegócios e automotivo. O principal instrumento de coleta de dados foi entrevistas em profundidade, complementadas por análise documental e observações diretas. A análise dos dados revelou que, para os gestores, o ato de incluir está mais relacionado à questão da justiça social do que à ideia de empoderamento da PcD. Tal interpretação os levou a priorizar o desenvolvimento de dois tipos de competências: comportamentais e de éticas e valores. O principal processo de aprendizagem identificado para o desenvolvimento dessas competências foi o experiencial, o que levou os gestores a revisar seus conceitos, questionar e modificar suas crenças e, em consequência dessa reflexão, repensar sua forma de gerenciar. Os resultados pretendem contribuir para a discussão sobre o tema a partir de uma nova perspectiva: o gestor como agente de inclusão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-01
Como Citar
Serrano, C., & Brunstein, J. (2011). O GESTOR E A PcD: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Eletrônica De Administração, 17(2), 360–395. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38529
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.