O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA NO RELACIONAMENTO ENTRE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E DESEMPENHO EMPRESARIAL: EVIDÊNCIAS DAS PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO

Autores

  • José Francisco dos Reis Neto Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil
  • Pablo Antonio Muñoz Gallego Universidad de Salamanca – Salamanca, CL/Espanha
  • Celso Correia de Souza Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil
  • Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil

Palavras-chave:

Orientação para o Mercado, Orientação Empreendedora, Desempenho Empresarial, Comércio Varejista, Pequenas Empresas, Mato Grosso do Sul.

Resumo

A literatura acadêmica de marketing e gestão oferece vários modelos de relacionamento entre as orientações para o mercado, empreendedorismo e os seus reflexos no desempenho empresarial. Neste estudo foram examinados e testados três conjuntos de hipóteses para avaliar as evidências empíricas da importância da Orientação para o Mercado sobre o Desempenho Empresarial, quando moderado pela Orientação Empreendedora, no segmento do comércio e serviço das micro e pequena empresas de Mato Grosso do Sul. Os dados foram obtidos da aplicação de um questionário em uma amostra de 274 empresas sul-mato-grossenses e as hipóteses foram avaliadas empregando a regressão linear múltipla. Os principais achados dão forte evidência empírica que quanto maior a Orientação para o Mercado melhor é o Desempenho Empresarial. As moderações das dimensões da propensão em Assumir Riscos e Proatividade da Orientação Empreendedora são positivas, mas a dimensão do processo de inovação não produz efeito moderador entre os constructos. São discutidas as implicações gerenciais e oferecidas sugestões para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil

Pablo Antonio Muñoz Gallego, Universidad de Salamanca – Salamanca, CL/Espanha

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil

Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues, Universidade Anhanguera - Campo Grande, MS/Brasil

Downloads

Publicado

2013-04-01

Como Citar

dos Reis Neto, J. F., Muñoz Gallego, P. A., Correia de Souza, C., & Pradella Rodrigues, W. O. (2013). O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA NO RELACIONAMENTO ENTRE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E DESEMPENHO EMPRESARIAL: EVIDÊNCIAS DAS PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO. Revista Eletrônica De Administração, 19(1), 115–138. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/37914