Paulo Freire e Amílcar Cabral

pedagogos do anticolonialismo

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire. Amílcar Cabral. Descolonização. Anticolonialismo. Luta pela Libertação.

Resumo

Paulo Freire foi para a Guiné-Bissau em 1976. Amílcar Cabral havia sido assassinado em janeiro de 1973. O encontro de Paulo Freire com Amílcar Cabral se deu pelo estudo de seus textos, por entrevistas que realizou e pelas aprendizagens com um povo que tentava assumir seu papel como sujeito de sua história. A influência de Frantz Fanon e de Albert Memmi já se encontrava em “Pedagogia do Oprimido”; no entanto, o tema da libertação ainda se localizava na relação entre consciência e ideologia. O encontro com Amílcar Cabral, e com o povo da Guiné, levou Paulo Freire a uma revisão da proposição de que a transformação da realidade pode ocorrer através da “reforma interna” dos seres humanos. As relações do mundo do trabalho e do sistema produtivo adquiriram centralidade e, portanto, educação e trabalho passaram a se constituir em uma unidade. Outro tema no qual se expressam influências e afinidades se refere a considerar que a luta pela libertação é um fato cultural e um fator de cultura. O encontro entre esses dois pedagogos do anticolonialismo e sua apropriação crítica e criativa do marxismo à práxis, aporta contribuições para, entre tantas outras, problematizar o modismo de abordagens descoloniais meramente epistemológicas e superar os limites de abordagens que essencializam a dimensão cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ceci Misoczky, UFRGS

Professora Titular da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do seu Programa de Pós-Graduação. Co-Chair do Critical Management Studies International Board. Secretária da Rede de Estudios Organizacionales de Latino America (REOL).

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Misoczky, M. C. (2022). Paulo Freire e Amílcar Cabral: pedagogos do anticolonialismo. Revista Eletrônica De Administração, 28(3), 546–661. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/120361

Edição

Seção

Especial: contribuições do Pensamento Social Latino-Americano para produção conhecimento, prática e ensino em Adm e EOs