Planejamento estratégico na gestão escolar pública: Um estudo na região metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94699

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Profissionalização da Gestão Educacional, Melhoria da Escola Pública

Resumo

Este artigo verifica o nível de incorporação dos conceitos de Planejamento Estratégico pelas Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada do tipo descritiva. Foi aplicado questionário estruturado aos Dirigentes de Educação, indicando que o comando é tipicamente feminino e com graduação completa. Evidenciou-se a prática de Planejamento Estratégico com vulnerabilidade nos construtos “Alocação de recursos” e “Monitoramento de desempenho”.

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Biografia do Autor

Renata Hioni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul 

Leandro Campi Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Matemática com Ênfase em Informática, Mestrado e Doutorado em Administração - Métodos Quantitativos pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor de Pós-graduação FIA-USP; Pró-Reitor de Graduação, Gestor do Instituto de pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração e Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Hioni, R., & Prearo, L. C. (2020). Planejamento estratégico na gestão escolar pública: Um estudo na região metropolitana de São Paulo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(2), 706–730. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94699