Financeirização EdTech

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140210

Palavras-chave:

Financeirização, EdTech, Capitalismo, Política Educacional

Resumo

O artigo se concentra na análise da financeirização da indústria EdTech na política educacional global. O contexto brasileiro é utilizado como estudo de caso. Por meio de análises estatísticas, grafos e discursos, examina-se uma rede política de financeirização EdTech como parte das redes políticas de governança digital do capitalismo contemporâneo. O Brasil é considerado o laboratório da financeirização EdTech. Plataformas digitais, fundos de investimento e capital de risco proliferam, promovendo investimentos financeiros na indústria EdTech e discursos especulativos de capital fictício para imaginar e desenhar o futuro da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geo Saura, Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha. geosaura@ub.edu

Professor na Universitat de Barcelona (Espanha), ocupando a prestigiosa posição de excelência Serra Hunter Fellow, como professor e pesquisador em política educacional. Ele é um jovem acadêmico amplamente reconhecido, já foi professor e pesquisador visitante em múltiplas universidades europeias, espanholas e latino-americanas e integrou e dirigiu numerosos projetos de pesquisa altamente competitivos (Europa, Espanha e América Latina), analisando a privatização, o neoliberalismo e o filantrocapitalismo na política educacional global. Suas pesquisas atuais, que são de referência, focam o capitalismo contemporâneo na era digital. Entre os projetos de pesquisa que está liderando, destaca-se Imaginarios Sociotécnicos en Educación: Redes Políticas de Gobernanza Digital y Soberanía Digital, com referência PID2022-136345OA-I00, durante o período de 2023–2027, financiado pelo Ministerio de Ciencia e Innovación do Governo da Espanha.

Mateus Arguelho, Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha. mateus.arguelho@ub.edu

Doutorando do Programa Educación i Societat da Universitat de Barcelona, Espanha; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sua temática de pesquisa está envolvida nas relações entre Estado e Educação, com enfoque na condução e organização de políticas educacionais, nas redefinições do papel do Estado em relação às políticas educacionais e aos impactos no cotidiano escolar e nos processos de digitalização da educação, bem como na aquisição de tais ferramentas nas escolas públicas.

Paula Valim de Lima, Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. paulavalimd@gmail.com

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação e Pedagoga pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE). Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. danielaopires77@gmail.com

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Educação/Departamento de Administração e Planejamento Escolar (DEPLAE/NUPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE/UFPR), do Grupo de Pesquisa GPRPPE (Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação) (PPGEDU/UFRGS) e da Rede Latino-Americana e Africana em privatização da educação. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direito à Educação, Política Educacional e Privatização da Educação Básica.

Referências

ADRIÃO, Theresa; Garcia, Teise; Borghi, Raquel et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TqddFL8VP9yMhBghcLpkXGg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.

ADRIÃO, Theresa; DOMICIANO, Cassia. Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_investigacion_pdf/2661.pdf. Acesso em: 1º maio 2024.

ARAUJO, Felipe. Desvendando os labirintos da financeirização na educação básica: perspectivas sobre a Holding Eleva Educação. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7500. Acesso em: 10 maio 2024.

BALL, Stephen J. Global Education Inc.: New policy networks and the neo-liberal imaginary. Londres: Routledge, 2012.

BIRCH, Kean; MUNIESA, Fabian. Assetization: turning things into assets in technoscientific capitalism. Londres: Mit Press, 2020.

BOSSANOVA INVESTIMENTOS. Quem somos. (s.d.a). Disponível em: https://bossainvest.com/quem-somos/. Acesso em: 2 maio 2024.

BOSSANOVA INVESTIMENTOS. Materiais educativos. (s.d.b). Disponível em: https://bossainvest.com/materiais-educativos/. Acesso em: 2 maio 2024.

BRASIL. Lei 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=432387&filename=LegislacaoCitada%20PL%207700/2006. Acesso em: 10 abr. 2024.

CARCANHOLO, Reinaldo Antônio; NAKATANI, Paulo. O capital especulativo parasitário: uma precisão teórica sobre o capital financeiro, característico da globalização. Ensaios FEE, Porto Alegre, vol. 20, n. 1, 284-304, 1999. Disponível em: https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/ensaios/article/view/1947. Acesso em: 10 maio 2024.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do Ensino Superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/SFTYDmV3zhBxfdTPRVBR78m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Política de expansão da educação superior no Brasil – o PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado, Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 49-72, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/jZMkgMgTyb7rmjtqTVczXBj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Política de Financiamento e a Expansão da Educação Superior no Brasil: o público e o privado em questão. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 427-441, ago., 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635212. Acesso em: 10 maio 2024.

CHESNAIS, François. Finance capital today: corporations and banks in the lasting global slump. Leiden: Brill, 2016.

CHIAPELLO, Eve; WALTER, Christian. The Three Ages of Financial Quantification: a conventionalist approach to the financier’s metrology. Historical Social Research, [s. l.], v. 41, n. 2, p. 155-177, 2016. GESIS - Leibniz Institute for the Social Sciences. http://dx.doi.org/10.12759/HSR.41.2016.2.155-177. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43798487. Acesso em: 10 maio 2024.

DUSSEL, Inés; WILLIAMS, Federico. Los Imaginarios sociotécnicos de la política educativa digital en México (2012-2022). Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 27, n. 1, p. 39-60, 2023. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/26247. Acesso em: 10 maio 2024.

EDSURGE. About. (s. d.). Disponível em: https://www.edsurge.com/about. Acesso em: 10 abr. 2024.

FAIRCLOUGH, Norman; WODAK, Ruth. Critical discourse analysis. In: VAN DIJK, Teun. Discourse studies: A multidisciplinary introduction. Londres: Sage, 1997. p. 258–284. Disponível em: https://doi.org/10.4135/9781446289068.n17. Acesso em: 2 maio 2024.

GEEKIE. Prêmios, certificações e reconhecimentos. 2023. Disponível em: https://www.geekie.com.br/premios-certificacoes-e-reconhecimentos-geekie/. Acesso em: 2 maio 2024.

GO STUDENT. (s. d.). Disponível em: https://hello1.gostudent.org/en/education-in-2050/. Acesso em: 10 abr. 2024.

GUAY, Rob; BIRCH, Kean. A comparative analysis of data governance: socio-technical imaginaries of digital personal data in the usa and eu (2008-2016). Big Data & Society, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/20539517221112925. Acesso em: 10 maio 2024.

GUIMARÃES, André Rodrigues.; TELLES DA SILVA, Adeildo; FERNANDES SANTOS NOGUEIRA, Ari. Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7533. Acesso em: 10 maio 2024.

HILFERDING, Rudolf. El Capital financiero. Madri: Tecnos, 1985.

HOLONIQ. Education in 2023: five scenarios for the future of learning and talent. 2018. Disponível em: https://www.holoniq.com/2030. Acesso em 10 maio 2024.

HOLONIQ. Education Technology in Latin America. 2021. Disponível em: https://www.holoniq.com/notes/education-technology-in-latin-america-and-the-caribbean. Acesso em: 4 maio 2024.

HOWARD, Philip N. Network Ethnography and the Hypermedia Organization: new media, new organizations, new methods. New Media & Society, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 550-574, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/146144402321466813. Acesso em: 10 maio 2024.

IMAGINABLE FUTURES. Sobre. (s. d.). Disponível em: https://www.imaginablefutures.com/br/sobre/. Acesso em: 15 maio 2024.

JACOMY, Mathieu, VENTURINI, Tommaso; HEYMANN, Sebastien et al. ForceAtlas2, a continuous graph layout algorithm for handy network visualization designed for the Gephi software. PloS one, v. 9, n. 6, e98679, 2014. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0098679. Acesso em: 10 maio 2024.

JASANOFF, Sheila. Future imperfect: Science, technology, and the imaginations of modernity. In: JASANOFF, S; KIM, S. H. (eds.). Dreamscapes of Modernity. Sociotechnical imaginaries and the fabrication of power. Chicago: Chicago Press, 2015, p. 1-33.

JESSOP, Bob. El Estado: Pasado, presente y futuro. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2017.

KATO, Fabíola Bouth Grello; CORDEIRO, Tarcísio da Silva; COSTA, Carolina Costa da. A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional S.A. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7539. Acesso em: 10 maio 2024.

KOMLJENOVIC, Janja. The rise of education rentiers: digital platforms, digital data and rents. Learning, Media and Technology, [s. l.], v. 46, n. 3, p. 320-332, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.1891422. Acesso em: 10 maio 2024.

LANGLEY, Paul. Assets and assetization in financialized capitalism. Review of International Political Economy, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 382–393, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09692290.2020.1830828. Acesso em: 10 maio 2024.

LEHER, Roberto. Estado, Reforma Administrativa e Mercantilização da Educação e das Políticas Sociais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 9-29, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43851. Acesso em: 10 maio 2024.

LEHER, Roberto; COSTA, Hellen Balbinotti. Commodification and Financialization of Education in Brazil: trends and particularities of dependent capitalism. In: HALL, R.; ACCIOLY, I.; SZADKOWSKI, K. The Palgrave International Handbook of Marxism and Education. Cham: Palgrave Macmillan, 2023. p. 299-316.

LENIN, Vladimir. El imperialismo, fase superior del capitalismo. Obras Escogidas. Tomo III. Moscou: Progreso, 1961.

MADER, Philip; MERTENS, Daniel; ZWAN, Natascha van Der. The Routledge International Handbook of Financialization. Londres: Routledge, 2020.

MAGER, Astrid.; KATZENBACH, Christian. Future imaginaries in the making and governing of digital technology: multiple, contested, commodified. New Media & Society, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 223-236, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444820929321. Acesso em: 10 maio 2024.

MARX, Karl. O capital: crítica a economia política. Livro Terceiro. São Paulo: Boitempo, 2017.

MATTHEWS, Adam. Sociotechnical imaginaries in the present and future university: A corpus-assisted discourse analysis of UK higher education texts. Learning, Media and Technology, v. 46, n. 2, p. 204–217, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.1864398. Acesso em: 10 maio 2024.

MCKINSEY & COMPANY. Value creation in metaverse. 2022. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/business%20functions/marketing%20and%20sal es/our%20insights/value%20creation%20in%20the%20metaverse/Value-creation-in-the-metaverse.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

MCKINSEY & COMPANY. Brazil Digital Report. 2021. Disponível em: https://assets.ctfassets.net/ws3ue388i71x/rgMP6ZtBa56TKYnrL7VLJ/c5438055755c274fdb565d0ee30d51f7/Brazil_Digital_Report_-_Webinar_V8__3_.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.

MCKINSEY & COMPANY. Brazil Digital Report. 2019. Disponível em: https://downloads.ctfassets.net/ws3ue388i71x/rgMP6ZtBa56TKYnrL7VLJ/12c8bdb097d2dad23d54737b4e5c7eac/Brazil_Digital_Report_Edition_2019_vEN.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

META. The metaverse and how we’ll build it together - Connect 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uvufun6xer8. Acesso em: 10 abr. 2024.

META. How the metaverse can transform education. 2023. Disponível em: https://about.fb.com/news/2023/04/how-the-metaverse-can-transform-education/. Acesso em: 10 abr. 2024.

META. Immersive learning. [S. d.]. Disponível em: https://about.fb.com/news/2023/04/how-the-metaverse-can-transform-education/. Acesso em: 10 abr. 2024.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sM4kwNzqZMk5nsp8SchmkQD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.

PINTO, José Marcelino de Rezende. As esperanças perdidas da educação de jovens e adultos com o Fundeb. Fineduca – revista de financiamento da educação, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/111438. Acesso em: 10 maio 2024.

QUIBAO NETO, José; ADRIÃO, Theresa. Educação básica brasileira e mercado financeiro: estudo de empresas do setor educacional com capital aberto - 2013 a 2022. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7551. Acesso em: 10 maio 2024.

RAHM, Lina. Educational Imaginaries: Governance at the Intersection of Technology and Education. Journal of Education Policy, v. 38, n. 1, p. 46-68, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02680939.2021.1970233. Acesso em: 10 maio 2024.

ROWE, Emma. Network ethnography in education: a literature review of network ethnography as a methodology and how it has been applied in critical policy studies. In: STACEY, M.; MOCKLER, N. (eds.). Analyzing Education Policy: Theory and Method. Londres: Routledge, 2024, p. 136-156.

SAURA, Geo; DÍEZ-GUTIÉRREZ, Enrique; RIVERA-VARGAS, Pablo. Innovación Tecno-Educativa “Google”. Plataformas Digitales, Datos y Formación Docente. Reice. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio En Educación, Madri, v. 19, n. 4, p. 111-124, 2021. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/reice2021_19_4_007. Acesso em: 10 maio 2024.

SAURA, Geo; CANCELA, Ekaitz.; ADELL, Jordi. New Keynesianism or smart austerity? Digital technologies and educational privatization post COVID-19. Education Policy Analysis Archives, [s. l.], v. 30, n. 116, p. 2-29, 2022. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6926. Acesso em: 10 maio 2024.

SAURA, Geo.; CANCELA, Ekaitz.; PARCERISA, Lluís. Privatización educativa digital. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 27, n. 1, p. 11-37, mar. 2023. Disponível em:https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/27019. Acesso em: 10 maio 2024.

SEKI, Allan Kenji. Relações entre capitais de ensino, monetários e tecnologias educacionais digitais: um estudo de caso da Arco Educação. Revista Cocar, Belém, n. 20, p.1-25, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7499. Acesso em: 29 abr. 2024.

SEKI, Alla Kenji. Apontamentos sobre a Financeirização do Ensino Superior no Brasil (1990-2018). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.48-71, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43866. Acesso em: 10 abr. 2024.

SIQUEIRA, Ângela C. de. A Regulamentação do Enfoque Comercial no Setor Educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 145-184, mai./jun./jul./ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZCRxpZqy9yTvGdpXYZKGsxM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2024.

STATISTA. Valor estimado del metaverso. [s. d.]. Disponível em: https://es.statista.com/estadisticas/1446418/valor-estimado-del-metaverso/. Acesso em: 10 abr. 2024.

VALOR CAPITAL GROUP. Why Brazil? Brazil is the beta market of the world. [s.d.]. Disponível em: https://valorcapitalgroup.com/why-brazil-brazil-is-the-beta-market-of-the-world/. Acesso em: 2 maio 2024.

WILLIAMSON, Ben; KOMLJENOVIC, Janja. Investing in imagined digital futures: the techno-financial “futuring” of edtech investors in higher education. Critical Studies In Education, [s. l.], v. 64, n. 3, p. 234-249, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17508487.2022.2081587. Acesso em: 5 abr. 2024.

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Saura, G., Arguelho, M., Valim de Lima, P., & de Oliveira Pires, D. (2024). Financeirização EdTech. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140210

Edição

Seção

A educação sob interesse das finanças: análise sobre novas hierarquias e desigualdades na organização da educação