Financeirização e educação: apontamentos sobre o Sistema nacional de avaliação da educação superior (Sinaes) em duas universidades da holding Cogna em Mato Grosso

Autores

  • Marilda de Oliveira Costa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil. marilda.costa@unemat.br https://orcid.org/0000-0001-6859-0041
  • Adriana Rodrigues dos Santos Brito Rede Estadual de Educação, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Mirassol d’ Oeste, MT, Brasil. adriana_rsbrito@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8809-1001

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140152

Palavras-chave:

Financeirização, Cogna, educação superior, Sinaes

Resumo

O texto aborda o desempenho no Sinaes de duas universidades de Mato Grosso – UNOPAR e Universidade de Cuiabá, de propriedade da holding Cogna –, tomando por base o Índice Geral dos Cursos (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Enade. De abordagem qualitativa, a pesquisa focalizou 10 cursos de cada instituição, entre 2010 e 2022, conforme microdados do Censo da Educação Superior (2010-2022) e dados abertos do e-MEC e INEP. Dos cursos e indicadores analisados, pode-se concluir que o conceito Enade e a trajetória do estudante nos cursos se relacionam com a financeirização da educação.

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Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil. marilda.costa@unemat.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluídos em 2005 e 2011, respectivamente. Cursou pós doutorado em Ciência da Educação, na espacialidade Organização e Administração Escolar, no Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal (2016) e pós doutoramento no Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (NEPGE) - Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2024). Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (2019-2023). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT (PPGEdu/UNEMAT), gestão 2019-2021. Foi Coordenadora estadual da ANPAE Mato Grosso (2017-2019) e diretora da ANPAE Mato Grosso (2019 a 2023); Vice Presidente da ANPAE Região Centro Oeste (2023-2025). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, privatização da educação, Nova Gestão Pública (NPM)/gerencialismo.

Adriana Rodrigues dos Santos Brito, Rede Estadual de Educação, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Mirassol d’ Oeste, MT, Brasil. adriana_rsbrito@hotmail.com

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu– UNEMAT/Cáceres – MT; Integrante do Grupo de Pesquisa GEPEPE/UNEMAT – MT. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/ Cáceres (2000), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014) e graduação em Enfermagem pela Faculdade de Quatro Marcos (2010). Professora na rede estadual de educação – SEDUC/MT, lotada no município de Mirassol d’ Oeste - MT, na disciplina de Biologia. Possui experiencia na área de Biologia Geral, e especialização em Química – UFLA (2007), Enfermagem em Saúde da Família – ICE (2011) e Urgência e Emergência em enfermagem – ICE (2011).

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Costa, M. de O., & Rodrigues dos Santos Brito, A. (2024). Financeirização e educação: apontamentos sobre o Sistema nacional de avaliação da educação superior (Sinaes) em duas universidades da holding Cogna em Mato Grosso. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140152

Edição

Seção

A educação sob interesse das finanças: análise sobre novas hierarquias e desigualdades na organização da educação