Financeirização e educação: apontamentos sobre o Sistema nacional de avaliação da educação superior (Sinaes) em duas universidades da holding Cogna em Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140152Palavras-chave:
Financeirização, Cogna, educação superior, SinaesResumo
O texto aborda o desempenho no Sinaes de duas universidades de Mato Grosso – UNOPAR e Universidade de Cuiabá, de propriedade da holding Cogna –, tomando por base o Índice Geral dos Cursos (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Enade. De abordagem qualitativa, a pesquisa focalizou 10 cursos de cada instituição, entre 2010 e 2022, conforme microdados do Censo da Educação Superior (2010-2022) e dados abertos do e-MEC e INEP. Dos cursos e indicadores analisados, pode-se concluir que o conceito Enade e a trajetória do estudante nos cursos se relacionam com a financeirização da educação.
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