A especialização do Ministério Público em educação: um olhar sobre os órgãos de coordenação nos estados

Autores

  • Adriana Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração Escolar, Curitiba, PR, Brasil. adrianadragone@ffclrp.usp.br https://orcid.org/0000-0001-6022-627X
  • Barbara Cristina Hanauer Taporosky Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós Graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil. barbara86ha@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-8251-6005
  • Carolina Martins Marinho Universidade Federal do ABC (UFABC), São Bernardo do Campo, SP, Brasil. marinho.carolina@ufabc.edu.br https://orcid.org/0000-0003-2515-0278
  • Salomão Barros Ximenes Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil. salomao@usp.br https://orcid.org/0000-0002-3672-6781

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138438

Palavras-chave:

Direito à educação, Ministério Público, Judicialização da educação, Centro de Apoio Operacional, Difusão de políticas públicas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mapear e analisar como o Ministério Público tem se organizado para impulsionar a atuação especializada em educação por intermédio da criação de órgãos de coordenação nos estados. Os dados foram coletados nos sítios eletrônicos e portais da transparência do MP nos 26 estados. Os resultados indicam que o movimento de criação de órgãos de coordenação especializados em educação se mostra diverso, com diferentes arranjos, resultado dos contextos locais de desenvolvimento do Ministério Público, da dinâmica federativa e da construção da política educacional em âmbito local.

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Biografia do Autor

Adriana Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Planejamento e Administração Escolar, Curitiba, PR, Brasil. adrianadragone@ffclrp.usp.br

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo, Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e professora do Programa Associada de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; Ribeirão Preto, São Paulo; Curitiba, Paraná, Brasil.

Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós Graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil. barbara86ha@yahoo.com.br

Doutora em Educação, Professora de Direito da Unifacear, Curitiba, Paraná, Brasil.

Carolina Martins Marinho, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Bernardo do Campo, SP, Brasil. marinho.carolina@ufabc.edu.br

Doutora em direito, Professora visitante do Bacharelado e Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo/SP, Universidade Federal do ABC.

Salomão Barros Ximenes, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil. salomao@usp.br

Doutor em direito, Professor da Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. 

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Silveira, A. D., Taporosky, B. C. H., Marinho, C. M., & Ximenes, S. B. (2025). A especialização do Ministério Público em educação: um olhar sobre os órgãos de coordenação nos estados. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138438