Práticas empreendedoras desenvolvidas na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132567Palavras-chave:
Empreendedorismo, Universidade Empreendedora, Instituto FederalResumo
O objetivo do estudo foi analisar a percepção do público interno quanto às práticas empreendedoras desenvolvidas na educação técnica e tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Teve abordagem quantitativa, descritiva e survey com técnicas uni e multivariadas para a análise dos dados. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa essencialmente de natureza quantitativa, a qual teve, em sua fase inicial, o suporte à análise documental, onde foram analisados documentos institucionais que instituíram a política de inovação e empreendedorismo e a criação da AGIF – Agência de Inovação do IFPR em 2019 e os anais do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação da instituição de 2018. Os resultados apontaram que a menor correlação está entre a gestão estratégica empreendedora e a internacionalização, e, das práticas empreendedoras desenvolvidas no IFPR a maior média ficou na extensão. Salienta-se que o resultado de maior expressividade está na confirmação da missão institucional, uma vez que o público interno do IFPR concorda que a instituição é uma força motriz para o desenvolvimento empreendedor nos ambientes regionais, sociais e comunitários em geral.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C.; TERRA, B.; ALENCAR, M. S. M. Proposição e validação de indicadores de universidade empreendedora. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 2, p. 38-46, 2016. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29989 . Acesso em: 12 ago. 2020.
ARANHA, E.; GARCIA, N. A análise da universidade empreendedora no contexto brasileiro. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 101-126, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/73469744/A_An%C3%A1lise_da_Universidade_Empreendedora_no_Contexto_Brasileiro. Acesso em: 08 set. 2020.
BENTLER, P.; BONETT, D. Significance tests and goodness of fit in the analysis of covariance structures. Psychological Bulletin, v. 88, n. 3, p. 588-606, 1980. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.88.3.588. Acesso em: 01 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 24 jun. 2021.
BRASIL. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 24 jun. 2021.
BRASIL JÚNIOR. Ranking de universidades empreendedoras. Disponível em: http://universidadesempreendedoras.org/wp-content/uploads/2019/10/ranking-2019.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em:
CLARK, R. B. Creating entrepreneurial universities. Organizational Pathways of Transformation. Oxford: Pergamon and Elsevier Science, 1998.
CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. The university-industry relationship under diferent approaches: the entrepreneurial university to academic capitalism. Educação, v. 40, n. 1, p. 73-82, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22838. Acesso em: 02 out. 2020.
CULLEN, P. Universidades para el siglo XXI. Buenos Aires: EdUTecNe, 2009. Disponível em: https://www.edutecne.utn.edu.ar/univ_siglo_xxi/univ_siglo_xxi.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
DOIN, T.; ROSA, A. R. Interação universidade-empresa-governo: o caso do programa de cooperação educacional para transferência de conhecimento Brasil-Cingapura. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 4, p. 940-958, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395174725. Acesso em: 05 set. 2021.
ETZKOWITZ, H. Research groups as ‘‘quasi-firms’’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, v. 32, n. 1, p. 109-121, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00009-4. Acesso em: 01 set. 2020.
ETZKOWITZ, H. The evolution of the entrepreneurial university. Technology and Globalization, v. 1, n. 1, p. 64-77, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1504/IJTG.2004.004551. Acesso em: 04 set. 2020.
ETZKOWITZ, H. The entrepreneurial university: vision and metrics. Industry and Higher Education, v. 30, n.2, p. 83-97, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5367/ihe.2016.0303. Acesso em: 10 set. 2020.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and ‘‘Mode 2’’ to a triple helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000. Disponível em: http://www.oni.uerj.br/media/downloads/1-s2.0-S0048733399000554-main.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23-48, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003. Acesso em: 20 set. 2020.
GHOBRIL, A. N.; BAKER, D.; ROKOP, N.; CARLSON, C. R. Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, São Paulo, SP, v. 9, n. 1, p. 42–76, 2020. Disponível em: https://regepe.org.br/regepe/article/view/1539. Acesso em: 10 jul. 2021.
GIBB, A.; HASKINS, G.; ROBERTSON, I. Leading the entrepreneurial university: Meeting the entrepreneurial development needs of higher education institutions. In: ALTMANN, A.; EBERSBERGER, B. (Ed.). Universities in change: managing higher education institutions in the age of globalization. New York: Springer, 2013, p. 9-45. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4590-6_2. Acesso em: 12 jul. 2021.
GIMENEZ, A. M.; BONACELLI, M. B. Enseñanza superior y sociedad: un estudio exploratorio sobre prácticas de la tercera misión en la Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Journal of Technology Management and Innovation, v. 13, n. 4, p. 94-104, 2018. Disponível em: https://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/2920/1142. Acesso em: 05 mar. 2023.
HAIR Jr., J. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman., 2009.
HU, L.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10705519909540118. Acesso em: 01 set. 2021.
INÁCIO JÚNIOR, E., et al. Analysis of the brazilian entrepreneurial ecosystem. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 5-36, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/6253. Acesso em: 16 set. 2020.
KANIAK, V. M. M.; TEIXEIRA, R. M. Atividades empreendedoras em universidades: estudo de casos múltiplos em universidades paranaenses. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 1, p. 77-109, 2023. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1503. Acesso em: 25 mar. 2023.
LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, v. 33, n. 1, p. 159-174, 1977. https://doi.org/10.2307/2529310. Acesso em: 05 set. 2021.
MACCALLUM, R. C.; BROWNE, M. W.; SUGAWARA, H. M. Power analysis and determination of sample size for covariance structure modeling. Psychological Methods, v. 1, n. 2, p. 130-149, 1996. https://doi.org/10.1037/1082-989X.1.2.130. Acesso em: 05 set. 2021.
MASCARENHAS, C., et al. Entrepreneurial university: towards a better understanding of past trends and future directions. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, v. 11, n. 3, 2017, p. 316-338. https://doi.org/10.1108/JEC-02-2017-0019. Acesso em: 22 out. 2020.
OECD. A guiding framework for entrepreneurial universities. OECD and the European Commission, 2012. Disponível em: https://www.utadeo.edu.co/files/collections/documents/field_attached_file/ec-oecd_entrepreneurial_universities_framework.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
RUIZ, S. M. A.; MARTENS, C. Universidade empreendedora: proposição de modelo teórico. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 48, p. 121-138, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/8249. Acesso em: 10 ago. 2020.
RUIZ, S. M. A.; MARTENS, C.; COSTA, C. Entrepreneurial university: na exploratory model for higher education. Journal of Management Development, v. 39, n. 5, p. 705- 722, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JMD-08-2019-0363/full/html. Acesso em: 17 out. 2021.
SILVA, J. P. M. et al. Analysis of the entrepreneurial characteristics of three public universities in Minas Gerais – Brazil. Revista Organizações em Contexto, v. 17, n. 34, p. 59-93, 2021. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/88/92. Acesso em: 10 abr. 2023.
VOLLES, B. K.; GOMES, G.; PARISOTTO, L. R. dos S. Universidade empreendedora e transferência de conhecimento e tecnologia. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 1, p. 137-155, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61355/41562. Acesso em: 25 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.