“RAÇA” E RACISMO ESTRUTURAL: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gerusa Faria Rodrigues Universidade Católica de Petrópolis UCP, Centro de Teologia e Humanidades, Petrópolis, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0070-5863
  • Debora Breder Universidade Católica de Petrópolis UCP, Centro de Teologia e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Petrópolis, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8785-4265

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129304

Palavras-chave:

formação de professores, relações étnico-raciais, antirracismo.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a formação de professores da educação básica à luz das discussões sobre relações étnico-raciais, das propostas legais que regem o tema e de pesquisas que apontam possibilidades de construção de currículos escolares e formação docente antirracista. O percurso para construir esta reflexão está ancorado, teoricamente, no conceito sociológico de “raça” e de “racismo estrutural”; e foi constituído, metodologicamente, por uma pesquisa bibliográfica sobre educação e relações étnico-raciais e pela análise documental das propostas legais que regem o tema. Conclui-se que o conjunto de trabalhos pesquisados atesta que a formação de professores para as relações étnico-raciais exige um olhar teoricamente sensibilizado para o reconhecimento do racismo estrutural nas instituições de ensino, capaz de favorecer práticas pedagógicas antirracistas que contribuam para uma sociedade mais democrática.

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Biografia do Autor

Gerusa Faria Rodrigues, Universidade Católica de Petrópolis UCP, Centro de Teologia e Humanidades, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Docente na Universidade Católica de Petrópolis e nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Duque de Caxias/RJ. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e
Contemporaneidade (GRECCA/UCP). E-mail: gerusa.rodrigues@ucp.br

Debora Breder, Universidade Católica de Petrópolis UCP, Centro de Teologia e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Docente na Universidade Católica de Petrópolis. Lider do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). E-mail: deborabreder@hotmail.com

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Faria Rodrigues, G., & Breder, D. (2023). “RAÇA” E RACISMO ESTRUTURAL: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129304