UM ESTUDO SOBRE A DECLARAÇÃO DE MISSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.123018Palavras-chave:
Declaração de Missão, Universidades Federais, Linguística de CorpusResumo
O presente artigo investigou o léxico das declarações de missão de 62 universidades federais, por meio da ferramenta Voyant Tools, a fim de identificar os termos mais frequentes, suas coocorrências e o contexto de aplicação. Os resultados revelaram a presença de três temas recorrentes: o conhecimento, a formação de pessoas e o desenvolvimento da sociedade. Contrariamente a estudos realizados em outros países, constatou-se que as declarações possuem poucos elementos de distinção entre si, com exceção para a região de atuação, o que pode refletir formatos organizacionais semelhantes.
Downloads
Referências
ALEGRE, Inés; BERBEGAL-MIRABENT, Jasmina; GUERRERO Adrián; MAS-MACHUCA, Marta. The real mission of the mission statement: A systematic review of the literature. Journal of Management & Organization, v. 24, n. 4, p. 456-473, 2018. https://doi.org/10.1017/jmo.2017.82
ARAÚJO, Monique Albers; MICHELON, Paula de Souza; LUNKES, Rogério João. Missão Institucional: Análise dos Elementos de Pearce II (1982) na Missão das Universidades Públicas Brasileiras. Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 10, n. 2, p. 114-130, 15 jun. 2018.
BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 61-76, jan./mar. 2014.
BART BAETZ, Christopher Kenneth Mark. The relationship between mission statements and firm performance: An exploratory study. Journal of management studies, v. 35, n. 6, p. 823-853, 1998.
BARTKUS, Barbara; GLASSMAN, Myron; MCAFEE, Bruce. Mission statement quality and financial performance. European Management Journal, v. 24, n. 1, p. 86-94, 2006. <https://doi.org/10.1016/j.emj.2005.12.010>
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão Especial de Avaliação. SINAES: bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior brasileira. Brasília: MEC: 2004a.
BRASIL. Ministério da Educação. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Orientações gerais para o roteiro da auto-avaliação das instituições. Brasília: MEC, 2004b.
CAMPBELL, Andrew. Mission Statements. Long Range Planning, v. 30, n. 6, p. 931-932, 1987. http://dx.doi.org/10.1016/S0024-6301(97)00084-8
CORTÉS-SANCHEZ, Julian David. Mission statements of universities worldwide: Text mining and visualization. Intangible Capital, v. 14, n. 4, p. 584-603, 2018. Disponível em: <https://www.intangiblecapital.org/index.php/ic/article/ view/1258>. Acesso em: 04 fev. 2022. http://dx.doi.org/10.3926/ic.1258
CORTÉS, Julian David; RIVIERA, Liliana; CARBONELL, Katerina Bohle. Mission statements in universities: Readability and performance. European Research on Management and Business Economics. v. 28, 2022.
FEGERT, Jonas; STEIN, Carolin; PEUKERT, Christian; WEINHARDT, Chistof. Mission statement accomplished: promises and challenges in using e-participation for mission statement development. IADS International Journal on Computer Science and Information Systems. Vol. 16, No. 1, p.30-45, 2021.
FORTE, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante; PEREIRA, Maíse Soares. A construção e disseminação da missão nas instituições de ensino superior no Ceará. Revista Gestão & Tecnologia, v. 2, n. 1, set. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2022. https://doi. org/10.20397/2177-6652/2003.v2i1.128
KOSMÜTZKY, Anna. Mission Statements and the Transformation of German Universities into Organizational Actors, Recherches sociologiques et anthropologiques v. 47, n. 1, 2016, Disponível em: http://journals.openedition.
org/rsa/1594; Acesso em: 03 fev. 2022. https://doi.org/10.4000/rsa.1594
PEARCE II, John; DAVID, Fred. Corporate mission statement: the bottom line. The Academy of management Executive, v. 1, n. 2, p. 109-116, 1987.
POLLACH, Irene. Taming Textual Data: The Contribution of Corpus Linguistics to Computer-Aided Text Analysis. Organizational Research Methods, vol. 15, no. 2, pp. 263–287, 2012. https://doi.org/10.1177/1094428111417451
RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A natureza da gestão universitária: influência de aspectos político-institucionais, econômicos e culturais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 357–378, 2017. DOI: 10.22348/ riesup.v3i2.7787. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index. php/riesup/article/view/8650609>. Acesso em: 1 fev. 2022.
SEEBER, Marco; BARBERIO, Vitaliano; HUISMAN, Jeroen; MANPAEY, Jelle. Factors affecting the content of universities’ mission statements: an analysis of the United Kingdom higher education system. Studies in Higher Education, v. 44, n. 2, p. 230-244, 2019. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1349743
TYLER, Ralph Winfred. The Service Study Years: 1929 to 1938. In: MADAUS, George F.; STUFFLEBEAM, Daniel L. Educational evaluation: classic works of Ralph W. Tyler. New York: Springer, 1989.
VERHINE, Robert. Evan. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional - algumas idéias precursoras. Educação e Seleção, São Paulo, n. 06, p. 63–70, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2022.
VIANNA, Heraldo Marelim. Natureza das medidas educacionais. In: Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 60, p. 118–134, 2014. DOI: 10.18222/ eae246020143310. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/ article/view/3310>. Acesso em: 24 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.