Dimensões da desigualdade educacional no Brasil

Autores/as

  • Gabriela Thomazinho Clementino Sampaio Universidade de São Paulo (USP)
  • Romualdo Luiz Portela de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60121

Palabras clave:

Desigualdade educacional, direito à Educação, qualidade Educacional, políticas educacionais.

Resumen

Analisa três dimensões da desigualdade educacional: de acesso, de tratamento e de conhecimentos. Examina a concepção de igualdade associada a cada dimensão, as principais políticas públicas que visam a reduzi-las e os indicadores utilizados para medi-las. Depois é feita uma discussão sobre a interdependência entre elas e o deslocamento da desigualdade pelas dimensões e níveis de ensino. Conclui-se pela necessidade de um exame mais profundo dos fatores explicativos e consequências de cada dimensão e, ainda, de se discutir os meios mais adequados para a redução da desigualdade educacional.

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Biografía del autor/a

Gabriela Thomazinho Clementino Sampaio, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, atualmente é mestranda da Faculdade de Educação da mesma universidade. E-mail: gabriela.thomazinho.sampaio@usp.br

Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Matemática pelo IMEUSP, Mestre e Doutor Em administração Escolar pela FEUSP e atualmente é prof. Titular no Depto. de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP. E-mail: romualdo@usp.br

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Publicado

2016-06-01

Cómo citar

Sampaio, G. T. C., & Oliveira, R. L. P. de. (2016). Dimensões da desigualdade educacional no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 31(3), 511–530. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60121