Por um estatuto epistemológico da coordenação pedagógica na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137586Palavras-chave:
Educação Infantil, Coordenação pedagógica, Epistemologia do trabalho pedagógico, ProfissionalidadeResumo
Neste artigo, analisa-se a profissionalidade da coordenação pedagógica da Educação Infantil a partir das falas de coordenadoras pedagógicas. Teoricamente situado na interseção das Pedagogias da Infância e da Educação Infantil com as teorias dos saberes profissionais docentes de Maurice Tardif, os dados do artigo resultam de entrevistas com seis coordenadoras pedagógicas de Turmalina, Minas Gerais. Verificou-se que há emergência de um estatuto epistemológico que defina as funções da coordenação pedagógica de creches e pré-escolas, tendo em vista as especificidades da Educação Infantil.
Downloads
Referências
ALVES, Nancy Nonato de Lima. Trabalho e identidade profissional na coordenação pedagógica em educação infantil: contradições e possibilidades. In: REUNIÃO ANUAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34., 2011, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: ANPEd, 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT07/GT07-591%20int.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação – CD-ROM, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROSO, Fabiana Pinheiro. A coordenação pedagógica na organização do currículo da educação infantil de Turmalina, Minas Gerais: que figura é essa? 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021. Disponível em: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/0e7b65ca-9fbe-4bbb-b61a-29ecb5da290f. Acesso em: 10 abr. 2023.
BARROSO, Fabiana Pinheiro; SANTOS, S. V. S. dos. Sentidos atribuídos pela coordenação pedagógica ao currículo da educação infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. esp., p. 257-282, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12625/9660. Acesso em: 17 set. 2023.
BELLO, Isabel Melero; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, n. esp., p. 69-86, jun. 2017. Disponível em; https://www.scielo.br/j/er/a/NmPJx9ZfW6vnbzcTGHtBVPD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2023.
BORGES, Rubia; PANDINI-SIMIANO, Luciane. Desafios da gestão na educação infantil: entre concepções e práticas de gestoras. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 3, p. 544-558, jul./dez. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edunisinos/v23n3/2177-6210-edunisinos-23-03-544.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 242, p. 18-19, 18 dez. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2298&Itemid=. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ABREU, Luci Castor de; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Os saberes necessários ao coordenador pedagógico de Educação Infantil: reflexões, desafios e perspectivas. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010. p. 77-98.
DUMONT-PENA, Érica; SILVA, Isabel de Oliveira e. Aprender a cuidar: diálogos entre saúde e educação infantil. São Paulo: Cortez, 2018.
FERNANDES, Maria José da Silva. Coordenador pedagógico. In: Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/FAE/UFMG). Belo Horizonte: UFMG, 2010. CD-ROM.
KRAMER, Sônia. O papel social da Educação Infantil. Revista Textos do Brasil. Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 1999. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes/periodicos/p53_O_papel_social_da_Educacao_Infantil.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; TRINDADE, Syomara Assuite. A produção acadêmica em políticas para a educação infantil no Brasil (2000-2010). Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 7, v. 13, p. 1-25, fev. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/jpe/v13/1981-1969-jpe-13-e64423.pdf . Acesso em: 15 abr. 2023.
PEREIRA, Jorgiana Ricardo. A coordenação pedagógica na Educação Infantil: o que dizem a coordenadora pedagógica e as professoras? In: REUNIÃO ANUAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANPEd, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-3622.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 16, p. 27- 34, jan./abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/v3P9wYtgnVDf3DcVcywdLSK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2023.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ermani F. da R. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. Especificidades da Coordenação Pedagógica. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 21, n. 124, p. 40-46, jul/ago. 2015.
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos; BARROSO, Fabiana Pinheiro. A experiência social das coordenadoras pedagógicas da educação infantil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ryKyKyRrpQhxjnKj3vRjhfg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 dez. 2023.
SAVIO, Donatella. L’équipe educativa responsabile e il ruolo formativo del coordinatore pedagogico. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 133-150, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Mttxfct4GgfMqKdHc9gqGqk/?format=pdf&lang=it. Acesso em: 15 abr. 2023.
SILVA, Edileuza Fernandes da; FERNANDES, Rosana César de Arruda. Coordenação pedagógica: espaço e tempo de organização do trabalho pedagógico coletivo. In: VILLAS-BOAS, Benigna Maria de Freitas. (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017. p. 71-80.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/?format=pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro.; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2., 2006, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: Cipa, 2006. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/reginaaraujo/files/ines_assuncao_de_castro_teixeira.doc. Acesso em: 15 abr. 2023.
TURMALINA. Lei Complementar Municipal nº 2, de 25 de outubro de 2017. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Magistério do Município de Turmalina e dá outras Providências. Turmalina: Prefeitura Municipal, 2017. Mimeografado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.