Por um estatuto epistemológico da coordenação pedagógica na Educação Infantil

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar, Belo Horizonte, MG, Brasil. sandrovssantos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9666-3639
  • Fabiana Pinheiro Barroso Secretaria Municipal de Educação de Turmalina, Turmalina, MG, Brasil. fa_pb@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-9330-0592

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137586

Palavras-chave:

Educação Infantil, Coordenação pedagógica, Epistemologia do trabalho pedagógico, Profissionalidade

Resumo

Neste artigo, analisa-se a profissionalidade da coordenação pedagógica da Educação Infantil a partir das falas de coordenadoras pedagógicas. Teoricamente situado na interseção das Pedagogias da Infância e da Educação Infantil com as teorias dos saberes profissionais docentes de Maurice Tardif, os dados do artigo resultam de entrevistas com seis coordenadoras pedagógicas de Turmalina, Minas Gerais. Verificou-se que há emergência de um estatuto epistemológico que defina as funções da coordenação pedagógica de creches e pré-escolas, tendo em vista as especificidades da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar, Belo Horizonte, MG, Brasil. sandrovssantos@gmail.com

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infâncias - FaE-UFMG. É Bolsista Produtividade nível II do CNPq.

Fabiana Pinheiro Barroso, Secretaria Municipal de Educação de Turmalina, Turmalina, MG, Brasil. fa_pb@yahoo.com.br

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora Pedagógica da Rede de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Turmalina, MG, Brasil.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Santos, S. V. S. dos, & Barroso, F. P. (2025). Por um estatuto epistemológico da coordenação pedagógica na Educação Infantil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137586