EL PROCESO DOCENTE EN TIEMPOS DE COVID-19: ENTRE LO POSIBLE Y LO IDEAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129631

Palabras clave:

Enseñanza remota, Prácticas pedagógicas, Tecnologías digitales, Teorías pedagógicas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo estudiar el desarrollo de la llamada enseñanza remota durante el cierre de las escuelas brasileñas debido a la pandemia de COVID-19. Para ello, optamos por un enfoque de investigación mixta convergente realizado a través de un estudio de caso de la red educativa municipal de Petrópolis. El principal objetivo de la investigación es evaluar la existencia (o no) de teorías pedagógicas, como la nueva escolarización, el tecnicismo o la pedagogía sociocrítica que han sustentado las diferentes prácticas pedagógicas realizadas durante el período de cierre escolar. Mediante cuestionarios y entrevistas semiestructuradas fue posible realizar un estudio cualitativo sobre el tema a través del análisis de contenido. Se concluye que la adaptación a la enseñanza remota se realizó de manera repentina, sin preparación de docentes, estudiantes, directivos y familias. Poco se reflexionó sobre las teorías pedagógicas existentes para mejorar la eficacia de la Educación durante el período de cierre de escuelas.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Carius, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando no Ciclo Básico dos cursos de graduação em Engenharia. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes inovadores de aprendizagem, tecnologia educacional, abordagens ativas, tecnologia e educação, Análise de Redes Sociais (ARS) e educação, modelagem matemática e simulações numéricas. E-mail: ana.carius@ucp.br

Fabiana Rodrigues Scartoni, Universidade Católica de Petrópolis, Centro de Ciências da Saúde Petrópolis, RJ, Brasil

Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2004), doutora em Fisiologia do Exercício no curso de Ciências da saúde - Universidad Católica Nuestra Señora de Assunción (2012) e doutora em Ciências no curso de Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é coordenadora da pós graduação lato sensu em Gerontologia e docente da graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Laboratório Ciências do Esporte e do Exercício na Universidade Católica de Petrópolis ( LaCEE - UCP ), pesquisadora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LABIMH/UNIRIO) e Universidade Tiradentes (UNIT), Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em ciências biológicas atuando principalmente nas seguintes subáreas: Atividades aquáticas, Gerontologia, Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício, Treinamento Neuromuscular. Pesquisadora em biodinâmica do movimento com ênfase em envelhecimento, qualidade de vida e saúde. Professora da rede Municipal de Petrópolis. E-mail: fabiana.scartoni@ucp.br

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Carius, A. C., & Rodrigues Scartoni, F. (2023). EL PROCESO DOCENTE EN TIEMPOS DE COVID-19: ENTRE LO POSIBLE Y LO IDEAL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129631