El programa Escolas do Amanhã en la ciudad de Río de Janeiro: ¿cuál es su significado, considerando las declaraciones de Cláudia Costin, secretaria municipal de Educación (2009-2014)?
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.129366Palabras clave:
Política Educacional, Rio de Janeiro, Programa Escuelas del MañanaResumen
Este artículo tiene el objetivo de otorgar un significado al programa Escolas do Amanhã, y para ello considera una entrevista con la secretaria de Educación de Río de Janeiro entre los años de 2009 a 2014, Cláudia Costin. De esta manera se justifica la realización de la investigación, considerando la importancia administrativa del cargo, así como la propia necesidad de evaluación de la política educativa brasileña. Basada en el método hermenéutico-dialéctico, se trata de una investigación cualitativa en la que la descripción y análisis de las declaraciones de la secretaria reveló que el programa supuso una gestión empresarial en la educación del municipio, lo que no debe ser entendido como una acción eficiente del ayuntamiento.
Descargas
Citas
BOMENY, H. Darcy Ribeiro: sociologia de um indisciplinado Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do Saeb. Cadernos de Pesquisa, nº 108, novembro/1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TCDfghNzNbWbgtqW5NMmJ7G/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 27 out. 2021.
CARVALHO, L. D.; RAMALHO, B.; SANTOS, K. A. O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80711, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/SL9FgVB33jFmqrL7Rzn9bbM/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 set. 2021.
CAVALIERE, A. M. Políticas especiais no ensino fundamental. In: FONTOURA, H. Amaral da (Org.). Políticas Públicas, Movimentos Sociais: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. Disponível em: http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/livro3.pdf . Acesso em: 30 set. 2021.
CAVALIERE, A. M. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, v. 20, n. 46, p. 249-259, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/VqDFLNVBT3D75RCG9dQ9J6s/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 30 set. 2021.
CHRISTOVÃO, A. C. Compensação educacional no Rio de Janeiro: avaliando o programa Escolas do Amanhã. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2018/tAnaCarolinaChristovao.pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.
COELHO, L.; ROSA, A.; SILVA, L. A. Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e Novo Programa Mais Educação: entre Perspectivas e Desafios. Revista COCAR, Belém, v. 12. n. 23, p. 510-533 – jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1738 . Acesso em: 30 set. 2021.
COSTIN, C. [65]. [mês nov. 2019]. Entrevistador: Camila Kipper Putzke. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 4 nov. 2019.
DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1997.
FERNANDES, C. O.; NAZAREH, H. D. G. Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 893-906, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32906/pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.
FORQUIN, J.-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/14saberes_escolares.pdf . Acesso em: 1 out. 2021.
FREITAS, C. R.; FIGUEIREDO, I. M. Z. As concepções de educação integral e integrada em John Dewey. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 197–215, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19618. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19618 . Acesso em: 30 set. 2021.
FREITAS, L. C. Três teses sobre as reformas empresariais na educação: perdendo a ingenuidade. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio/ago. 2016.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/?lang=pt . Acesso em: 12 ago. 2024.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, Apr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf. . Acesso em: 30 set. 2021.
GAWRYSZEWSKI, B. O programa 'Escolas do Amanhã' e a escola pública para a classe trabalhadora. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 1-175, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1828/2288 . Acesso em: 12 ago. 2024.
HINGEL, M. O Pronaica – proposta, destruição e ressureição. In: COELHO, L.; CAVALIERE, A.M. (Org.). Educação Brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 63.
LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa [online], v. 46, n. 159, p. 38-62, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZDtgY4GVPJ5rNYZQfWyBPPb/# . Acesso em: 9 jan. 2023.
MACIEL, A. C.; MOURÃO, A. R. B.; SILVA, C. A. A Revolução Francesa e a educação integral no Brasil: da concepção ao conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e236125, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SYBvTGDZbZYWcbRKSQPCJJM/?lang=pt Acesso em: 30 set. 2021.
MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/NcPqxNQ6DmmQ6c8h4ngfMVx/?format=pdf&lang=pt. . Acesso em: 26 out. 21.
MOTTA, V. C. Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo. Trab. educ. saúde, v. 6, n. 3, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/8vWbgtvVcjcdwWWj5rLMzRS/?lang=pt Acesso em: 2 nov. 2021.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
NÓBREGA JÚNIOR, E. A relação escola-família-vizinhança na favela da Maré e o programa Escolas do Amanhã/Bairro Educador. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31727/31727.PDF . Acesso em: 12 ago. 2023.
RIBEIRO, E. Impactos das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) sobre cotidianos escolares. Lua Nova, São Paulo, n. 110, p. 155-188, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/BFTXcsbg38FKsrsZBKttRrF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 out. 2021.
RIO DE JANEIRO. Decreto n. 30.340, de 1º de janeiro de 2009. Revoga o decreto n. 28.878, de 17/12/2007 que cuida da “Aprovação automática” no âmbito da rede pública municipal. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1 jan. 2009a. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/. Acesso em: 2 nov. 2021.
RIO DE JANEIRO. Resolução SME nº 1038, de 24 de agosto de 2009. Dispõe sobre a implementação do Programa Escolas do Amanhã. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 25 ago. 2009b. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/. Acesso em: 2 nov. 2021.
SANTOS, J. C. O gerencialismo no novo modelo de educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): origens, implantação, resultados e percepções. Tese. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/Teses2014/tjairocampos.pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.
SAVIANI, D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/108/96 . Acesso em: 29 out. 2021.
SILVA, B. A. R. Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa mais educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 202–218, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640523 . Acesso em: 12 ago. 2024.
SILVA, B. A. R. A Concepção Empresarial da Educação Integral e(m) Tempo Integral. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1613–1632, out. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NSGWd9T5BbVsrN9tc8djgcn/?lang=pt# Acesso em: 12 ago. 2024.
SILVA, B. A. R.; COELHO, L. M. C. da C.; MOEHLECKE, S. Direito à educação integral e(m) tempo integral: normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 165–185, jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16034 . Acesso em: 12 ago 2024.
SOBRINHO, J. A.; PARENTE, M. M. A. Textos para Discussão n. 363. CAIC: Solução ou Problema? Brasília, DF: IPEa, Serviço Editorial, 1995. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1717/1/td_0363.pdf Acesso em: 23 ago. 2023.
XAVIER, L. N. O Manifesto de 1932 e a democracia como valor universal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Online. Brasília, v. 96, número especial, p. 133-156, 2015. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/484/121. Acesso em: 30 set. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.