Access to higher education through affirmative action in Brazil: in search of social equity

Acesso ao ensino superior por meio de ações afirmativas no Brasil: em busca de equidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120737

Palavras-chave:

Social equity, Affirmative Action Quota, Citizenship, Academic achievement

Resumo

The objective of the research was to verify if the difference in academic
performance of beneficiaries and non-beneficiaries of quotas in the National High
School Exam (ENEM) is reduced in relation to that found by the Coefficient of
Academic Performance (CRA). The ENEM is an exam carried out in Brazil at the
end of basic education for entry into higher education, and the CRA is obtained
throughout the academic trajectory of students at the University. The literature
review emphasized articles on quotas policy in public universities, social inequalities
and human capital theory. The quantitative research found that, when analyzing
the CRA, 64.91% of the subvariables indicated that there was no difference in
performance between the two groups. The qualitative research found that in 100%
of the statements made by undergraduate beneficiaries it was expressed a feeling
that entering the Federal University of Espírito Santo (UFES) and obtaining the diploma resulted in changes in their lives in the perspective of increasing selfesteem. and personal and professional growth. The study adds knowledge to the field of affirmative action in Brazil by analyzing the benefits of the Quota policy for minorities who have access to Higher Education. From a practical perspective, this study contributes to the analysis and appreciation of this policy, which completes
10 years of existence.

 

 

: O objetivo da pesquisa foi verificar se a diferença de desempenho acadêmico de
beneficiários e não beneficiários de cotas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
é reduzida em relação ao encontrado pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). O
ENEM é um exame realizado no Brasil ao final do ensino básico para o ingresso na educação
superior, sendo que o CRA é obtido ao longo da trajetória acadêmica dos alunos na Universidade.
A revisão da literatura enfatizou artigos sobre a política pública de cotas nas universidades
públicas, desigualdades sociais e teoria do capital humano. A pesquisa quantitativa constatou
que, ao se analisar o CRA, 64,91% das subvariáveis indicaram que não houve diferença no
desempenho entre os dois grupos. A pesquisa qualitativa constatou que em 100% dos depoimentos dos cotistas de graduação foi expresso o sentimento de que o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a obtenção do diploma resultaram em mudanças em suas vidas na perspectiva de aumento da autoestima e crescimento pessoal e profissional. O estudo acrescenta conhecimento ao campo das ações afirmativas no Brasil ao analisar os benefícios da política de Cotas para as minorias que têm acesso ao Ensino Superior. Na perspectiva prática este estudo contribui para a análise e apreciação desta política que completa 10 anos de existência

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Biografia do Autor

Fatima Bayma de Oliveira, FGV-RJ

Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Administração Pública pela University of Connecticut (EUA). Bacharel em Administração Pública pela EBAP/FGV. Professora Titular da FGV/EBPAE. 

 

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Publicado

2023-01-13 — Atualizado em 2022-05-25

Como Citar

Arrigoni, F. J., Pires, M. A., Mantovani, D. M. N., Sant’Anna, A. de S., & Oliveira, F. B. de. (2022). Access to higher education through affirmative action in Brazil: in search of social equity: Acesso ao ensino superior por meio de ações afirmativas no Brasil: em busca de equidade social. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120737