NARRATIVAS SOBRE A ESCASSEZ DE PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA EM CORRENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.112810

Palavras-chave:

Política educacional, Patrimonialismo, Clientelismo, Escassez de professores

Resumo

O estudo analisa a relação entre política e escassez de professores licenciados em matemática em Corrente, Piauí. Procurou-se responder, por de uma pesquisa qualitativa à luz da sociologia e da psicologia social, à pergunta: o que revelam as narrativas de professores sobre a escassez de docentes de matemática nesse município? Os depoentes responderam questões abertas de duas entrevistas em profundidade. Os dados produzidos foram submetidos à análise de conteúdo e permitiram compreender a relação entre a política clientelista e a escassez de professores de matemática em Corrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio de Ligório Silva, Instituto Federal da Bahia, Barreiras, BA, Brasil

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado (2011) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação matemática, formação de professores e processos de ensino-aprendizagem. Atualmente é professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Barreiras, Departamento de Ensino Superior, Barreiras, BA, Brasil.

E-mail: flavio.ligorio@ifba.edu.br

Referências

BAUER, M. W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: ________. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 12ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, A. M. O Clientelismo e a Política Brasileira na Educação Municipal no Nordeste. Revista da Faculdade de Direito de Caruaru, v. 39, p. 9-32, 2008. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/view/12778154/clientelismo-e-politica-brasileira-na-educacao-municipal>. Acesso em: 18 nov. 2016.

Brasil. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Seção 1. p. 27833. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-norma-pl.html>. Acesso em: 28 abr. 2016.

COUTO, E. P. As raízes do patrimonialismo de estado no Brasil. Revista Habitus, v. 14, n. 1, p. 100-112, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/habitus/article/view/11479/8429>. Acesso em: 28 mar. 2021.

COSTA, F. L. D. Relações estado-sociedade no Brasil: representações para uso de reformadores. Dados, v. 52, n. 1, p. 161-199, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582009000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2021.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3ª ed., São Paulo: Globo, 2001, p. 824.

FELDMAN, A; ALVES, C. A. S. A política de contratação de professores temporários em Portel (PA). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 539-579, 2020.

GANDINI, R. Características patrimonialistas do Estado brasileiro: anotações para estudos de política educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 197-213, 2008.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 7. ed., 2012.

OLIVEIRA, R. F. D.; OLIVEIRA, V. C. D. S.; SANTOS, A. C. D. Beneficiários ou reféns? o patrimonialismo na perspectiva dos cidadãos de Poço Fundo. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, p. 950-966, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2021.

SARAIVA, F. C. M. O patrimonialismo e seus reflexos na administração pública brasileira. Controle, v. 17, n. 2, p. 334-363, 2019. Disponível em: <https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/530>. Acesso em: 28 mar. 2021

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. ANPED, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/jurema/materiais/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2017.

VELOSO, G. R. Clientelismo: uma instituição política brasileira. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, F. de L. (2023). NARRATIVAS SOBRE A ESCASSEZ DE PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA EM CORRENTE. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.112810