POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO MÉDIO E OS PARADOXOS DA DEMOCRACIA: TRAÇOS CONCEITUAIS PARA A COMPOSIÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107427

Palabras clave:

Política curricular. Qualidade. Direito à Educação. Ensino Médio.

Resumen

Considerando os atuais paradoxos da democracia, o debate sobre a qualidade e o direito de aprendizagem na interface com as racionalidades políticas orientadoras da implementação de currículos para o Ensino Médio no Brasil, o artigo buscará delinear alguns traços conceituais para a composição de um diagnóstico crítico enfatizando o declínio dos níveis de confiança sobre a política e as instituições democráticas. Inscrito na tradição dos Estudos Curriculares, suas análises se derivam de uma pesquisa documental dos textos curriculares publicados na última década. Destaca-se que o artigo se posiciona na defesa de políticas curriculares ancoradas nas possibilidades de uma governança escolar democrática que revitalizem procedimentos de escuta e negociação permanente com os atores escolares, sobretudo com as juventudes contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Educação 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Unisinos

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Silva, R. R. D. da, & Oliveira, L. M. V. de. (2021). POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO MÉDIO E OS PARADOXOS DA DEMOCRACIA: TRAÇOS CONCEITUAIS PARA A COMPOSIÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 1092–1111. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107427