Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102317

Palavras-chave:

Tipos escolar, Spaece, Avaliação, Política educacional.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a relação entre os diferentes tipos de escolas públicas cearenses de Ensino Médio e o desempenho dos alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, foi realizada uma análise estatística descritiva com as notas de desempenho de 155 escolas do Ensino Médio da cidade de Fortaleza. Os resultados mostraram que as escolas de Educação Profissional tiveram melhor desempenho do que as Escolas Regulares e de Escolas de Tempo Integral, todavia, esses estão associados a complexidade de gestão da escola (ICG) e a quantidades de horas-aulas diária.

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Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Especialista em ensino de Física pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Patrícia Félix Duarte, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Aline de Oliveira Rebouças, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Eloísa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, J. B. da, Duarte, P. F., Rebouças, A. de O., & Vidal, E. M. (2021). Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 158–182. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.102317