Protagonismo estudantil e os desafios da democracia na escola
Resenha do livro Escola e democracia: entre políticas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.140559Palavras-chave:
Democracia e educação, Qualidade da educação, Protagonismo estudantilResumo
Trata-se da resenha do livro Escola e democracia: entre políticas e práticas, de autoria de Alice Botler e José Almir do Nascimento. A obra tem como objetivo analisar as potencialidades da escola na promoção do protagonismo infantoadolescente e toma como base epistemológica a discussão elaborada por Saviani em Escola e democracia para refletir sobre a produção de (novas) marginalidades. A partir de uma pesquisa realizada em escolas estaduais de Pernambuco, reflete sobre os dilemas e as contradições da qualidade da educação, da democracia e do protagonismo estudantil no campo educacional.
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Referências
ADRIÃO, Theresa.; DOMICIANO, Cassia Alessandra, A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, [S. l.], v. 8, 2018. DOI: 10.17648/fineduca-2236-5907-v8-79084. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79084 Acesso em: 20 abr. 2024
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32 ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
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