Protagonismo estudantil e os desafios da democracia na escola

Resenha do livro Escola e democracia: entre políticas e práticas

Autores

  • Catarina Cerqueira de Freitas Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Políticas e Gestão da Educação, Centro de Educação, Recife, PE, Brasil. ctacerqueira@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5244-1946

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.140559

Palavras-chave:

Democracia e educação, Qualidade da educação, Protagonismo estudantil

Resumo

Trata-se da resenha do livro Escola e democracia: entre políticas e práticas, de autoria de Alice Botler e José Almir do Nascimento. A obra tem como objetivo analisar as potencialidades da escola na promoção do protagonismo infantoadolescente e toma como base epistemológica a discussão elaborada por Saviani em Escola e democracia para refletir sobre a produção de (novas) marginalidades. A partir de uma pesquisa realizada em escolas estaduais de Pernambuco, reflete sobre os dilemas e as contradições da qualidade da educação, da democracia e do protagonismo estudantil no campo educacional.

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Biografia do Autor

Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Políticas e Gestão da Educação, Centro de Educação, Recife, PE, Brasil. ctacerqueira@gmail.com

Professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2023), mestre em Ciências Sociais (2014) e licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia (2009) e em Pedagogia pela Estácio (2022). É vice líder do GEPPOLE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É pesquisadora colaboradora do Coletivo Redes - grupo de estudos e pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ADRIÃO, Theresa.; DOMICIANO, Cassia Alessandra, A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, [S. l.], v. 8, 2018. DOI: 10.17648/fineduca-2236-5907-v8-79084. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79084 Acesso em: 20 abr. 2024

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32 ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Santos, C. C. de F. (2025). Protagonismo estudantil e os desafios da democracia na escola: Resenha do livro Escola e democracia: entre políticas e práticas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.140559