As particularidades organizativas, ideológicas e reivindicativas do sindicalismo do magistério público municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128614

Palavras-chave:

Sindicalismo docente, Remuneração docente, Magistério Público Municipal.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as particularidades organizativas, reivindicativas e ideológicas do sindicalismo docente no âmbito público municipal, desvelando suas contradições sob a luz de uma perspectiva revolucionária. Fundamentada no referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico-dialético, a pesquisa analisou três entidades sindicais que correspondem às três formas de organização docente, localizadas na região Sudeste do estado do Paraná: sindicato regional próprio dos (as) professores (as), seção sindical do sindicato estadual e sindicato de servidores públicos municipais. Com base nos documentos das entidades, entrevistas com os dirigentes e questionários aplicados aos (as) professores (as), concluiu-se que, apesar das particularidades organizativas (baixo número de filiados e lutas municipalizadas), das particularidades da consciência sindical (consciência meritocrática) e das particularidades reivindicativas (aproximação com as políticas educacionais), a mobilização da categoria tende a acontecer mediante as reivindicações relacionadas à remuneração.

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Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil, martarosanni@hotmail.com

Doutora em Educação, na linha de História e Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), campus de Irati. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Atuou como professora das instituições de ensino superior Fati (2015-2016), UNESPAR (2016) e Fasf (2018). Atualmente é professora colaboradora do curso de Pedagogia na Unicentro, campus de Irati. É membro do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE). Temas de estudos, pesquisas e orientações: História da Educação; Políticas Educacionais e Direito à Educação; Trabalho Docente e Sindicalismo; Didática e Metodologias de Ensino; Fundamentos da Educação.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil, gimasson@uol.com.br

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). Foi professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 2002 a 2021. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais: relações entre capital, trabalho e estado. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período de agosto de 2019 a agosto de 2021 e também atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES), no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016 . É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), do Conselho Acadêmico da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE), participa da Rede de Pesquisadores em Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação - Rede ASTE e da Rede Universitas. Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores, fundamentos da educação e trabalho e educação.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Taras Vaz, M. R., & Masson, G. (2024). As particularidades organizativas, ideológicas e reivindicativas do sindicalismo do magistério público municipal. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128614