Edgar Morin e a educação integral: subsídios para essa associação

Autores

  • Diovane de César Resende Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e Prefeitura Municipal de Uberaba. http://orcid.org/0000-0003-1507-1584
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0002-3705-9319

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104868

Palavras-chave:

Edgar Morin. Teoria da Complexidade. Educação Integral

Resumo

O trabalho apresentado teve como subsídio a fundamentação teórica de uma investigação desenvolvida a nível de mestrado em Educação. Tivemos como objetivo, neste artigo, associar os pensamentos de Edgar Morin com a concepção de Educação Integral. A partir da revisão bibliográfica sobre os temas, entendemos a Educação Integral como aglutinadora dos pensamentos propostos pelo filósofo francês no que tange a reforma do pensamento por meio da educação.

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Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e Prefeitura Municipal de Uberaba.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE-UFTM). Especialista em Educação e escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Servidor público, vínculo efetivo, na Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria Municipal de Educação.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor do Magistério Superior e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO), ambos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Bolsista de Produtividade CNPq – Educação.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Resende Ribeiro, D. de C., & Wey Moreira, W. (2020). Edgar Morin e a educação integral: subsídios para essa associação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 970–989. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104868

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos