Privatização e filantropia na formação continuada de professores da educação básica: como pensa e atua a Associação Bem Comum
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.143041Palavras-chave:
Privatização, Formação Continuada, Alfabetiza Pará, ParcResumo
O artigo analisa a relação entre privatização, filantropia e formação continuada de professores, com foco na atuação da Associação Bem Comum (ABC), parceira da Fundação Lemann e do Instituto Natura na implementação do Programa Alfabetiza Pará. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que, tomando o neoliberalismo como racionalidade que ordenou as relações sociais segundo o modelo do mercado (Dardot; Laval, 2019), explora conceitos de redes de política (Ball, 2014) e filantropização/privatização (Adrião, 2022) da educação para problematizar influências de setores do mercado na desconfiguração de modelos de formação continuada baseados na autonomia e no desenvolvimento profissional docente crítico-reflexivo (Nóvoa, 2019). Os resultados demonstram que a ABC é financiada por redes políticas que privilegiam soluções gerenciais para a educação pública, concepção que norteia o modelo de política do Programa Alfabetiza Pará e sua atuação administrativa, pedagógica e formativa.
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