Privatização e filantropia na formação continuada de professores da educação básica: como pensa e atua a Associação Bem Comum

Autores

  • Eliana da Silva Felipe Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Belém, PA, Brasil. efelipe@ufpa.br https://orcid.org/0000-0003-4995-4422

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.143041

Palavras-chave:

Privatização, Formação Continuada, Alfabetiza Pará, Parc

Resumo

O artigo analisa a relação entre privatização, filantropia e formação continuada de professores, com foco na atuação da Associação Bem Comum (ABC), parceira da Fundação Lemann e do Instituto Natura na implementação do Programa Alfabetiza Pará. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que, tomando o neoliberalismo como racionalidade que ordenou as relações sociais segundo o modelo do mercado (Dardot; Laval, 2019), explora conceitos de redes de política (Ball, 2014) e filantropização/privatização (Adrião, 2022) da educação para problematizar influências de setores do mercado na desconfiguração de modelos de formação continuada baseados na autonomia e no desenvolvimento profissional docente crítico-reflexivo (Nóvoa, 2019). Os resultados demonstram que a ABC é financiada por redes políticas que privilegiam soluções gerenciais para a educação pública, concepção que norteia o modelo de política do Programa Alfabetiza Pará e sua atuação administrativa, pedagógica e formativa.

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Biografia do Autor

Eliana da Silva Felipe, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Belém, PA, Brasil. efelipe@ufpa.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação - Universidade Federal do Pará, com atuação na Faculdade de Educação.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

da Silva Felipe, E. (2025). Privatização e filantropia na formação continuada de professores da educação básica: como pensa e atua a Associação Bem Comum. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.143041

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores na América Latina