Automação na educação: questões internacionais a partir de abordagens críticas

Autores

  • Flavia Arruda Rodrigues Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1644-0225
  • Jaciara Carvalho Universidade Estácio de Sá (UNESA)Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Niterói, RJ, Brasil. jsacarvalho@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1497-3930

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141930

Palavras-chave:

Automação, Educação Superior, Inteligência Artificial, Educação Crítica, Políticas

Resumo

O trabalho apresenta uma análise de conteúdo de 32 artigos, sendo dois especiais dedicados ao tema automação e educação de revistas internacionais. O objetivo foi contribuir com pesquisas nacionais, considerando-se a larga produção fora e a expansão da automação em instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos no país. Discute-se as cinco principais categorias (agenciamento humano; anonimato da máquina; supressão dos sujeitos; vieses; políticas públicas) de um total de 12 tópicos identificados. Além de fazer a denúncia, parte dos trabalhos aponta alternativas para as problemáticas.

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Biografia do Autor

Flavia Arruda Rodrigues, Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Mestra em Letras pela PUC-Rio (2010). MBA em Gestão de Novos Negócios pela FGV-Rio (2012). Especialista em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (2005). Curso livre de Media and Communications na London School of Economics (1997). Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com dez anos de experiência em redações de jornais e 14 como professora universitária em cursos de Jornalismo e de Publicidade. Pesquisadora do Grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia.

Jaciara Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)Universidade Estácio de Sá (Unesa), Programa de Pós-graduação em Educação, Niterói, RJ, Brasil. jsacarvalho@gmail.com

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Unesa. Pesquisadora Pq2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Pós-doutora pela Arizona State University, doutora e mestra em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/Educomunicação (USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP) e pedagoga (Unesa). Líder do Grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Rodrigues, F. A., & Carvalho, J. (2025). Automação na educação: questões internacionais a partir de abordagens críticas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141930

Edição

Seção

Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas