A formação de gestores escolares no Rio Grande do Sul: Trabalho Docente, Gerencialismo e Performatividade

Autores

  • Alvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Estudos em Políticas Educativas, Pelotas, RS, Brasil. alvaro.hypolito@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1487-0413
  • Simone Gonçalves da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente, Pelotas, RS, Brasil. silva.simonegon@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5159-2454
  • Bruno Souza Garcia Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, RS, Brasil. br.sgarcia@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2178-5316

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141340

Palavras-chave:

Formação, Gestores: Trabalho Docente, Gerencialismo, Performatividade

Resumo

O artigo analisa um programa de formação de gestores escolares da rede estadual de ensino do RS, composto por Ciclos de Formação de Gestores, destinados a equipes diretivas das escolas estaduais. Analisa a formação, a relação entre formação e trabalho docente e a cultura da performatividade. A pesquisa é do tipo documental, com análise de documentos e conteúdos, lives e outros materiais. A proposta de formação está fundamentada no gerencialismo, em um processo de controle e de responsabilização, articulada com as políticas de avaliação externa. O texto demonstra como importantes conexões entre políticas neoliberais em educação, parcerias público-privadas, típicas de um modo gerencialista, podem endereçar uma performatividade ao trabalho escolar e docente.

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Biografia do Autor

Alvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Estudos em Políticas Educativas, Pelotas, RS, Brasil. alvaro.hypolito@gmail.com

Professor Titular da Faculdade de Educação – UFPel, Doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison, Professor do PPGE e coordenador do CEPE Centro de Estudos em Políticas Educativas. Membro do Comitê Gestor do INCT – Políticas Públicas e Trabalho Docente (GESTRADO). Membro da ANPAE, ANPEd e RedeEstrado. Pesquisa nas áreas de Gestão, Currículo e Trabalho Docente. Pesquisador CNPq.

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente, Pelotas, RS, Brasil. silva.simonegon@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFPel. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPel. Vice-líder do CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel. Pesquisa na área de Formação Docente, Currículo e Redes Políticas de Governança.

Bruno Souza Garcia, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, RS, Brasil. br.sgarcia@hotmail.com

Professor da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS). Doutor em Ciência Política (UFPel) e Doutorando em Educação (UFPEL) com pesquisa em Direito à Educação.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Hypolito, A. M., Silva, S., & Garcia, B. (2025). A formação de gestores escolares no Rio Grande do Sul: Trabalho Docente, Gerencialismo e Performatividade. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141340

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores na América Latina