A formação de gestores escolares no Rio Grande do Sul: Trabalho Docente, Gerencialismo e Performatividade
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141340Palavras-chave:
Formação, Gestores: Trabalho Docente, Gerencialismo, PerformatividadeResumo
O artigo analisa um programa de formação de gestores escolares da rede estadual de ensino do RS, composto por Ciclos de Formação de Gestores, destinados a equipes diretivas das escolas estaduais. Analisa a formação, a relação entre formação e trabalho docente e a cultura da performatividade. A pesquisa é do tipo documental, com análise de documentos e conteúdos, lives e outros materiais. A proposta de formação está fundamentada no gerencialismo, em um processo de controle e de responsabilização, articulada com as políticas de avaliação externa. O texto demonstra como importantes conexões entre políticas neoliberais em educação, parcerias público-privadas, típicas de um modo gerencialista, podem endereçar uma performatividade ao trabalho escolar e docente.
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