Financiarización EdTech
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140210Palabras clave:
Financiraización, EdTech, Capitalismo, Política EducativaResumen
El artículo se focaliza en el análisis de la financiarización de la industria EdTech en la política educativa global. Se toma como caso de análisis el contexto brasileño. A través de análisis estadísticos, grafos y discursos, se examina una red política de financiarización EdTech como parte de las redes políticas de gobernanza digital del capitalismo contemporáneo. Brasil es el laboratorio de la financiarización EdTech. Proliferan las plataformas digitales, fondos de inversión y capitalismo de riesgo, que están promoviendo inversiones financieras de la industria EdTech y discursos especulativos de capital ficticio para imaginar y diseñar el futuro de la educación.
Descargas
Citas
ADRIÃO, Theresa; Garcia, Teise; Borghi, Raquel et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TqddFL8VP9yMhBghcLpkXGg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.
ADRIÃO, Theresa; DOMICIANO, Cassia. Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_investigacion_pdf/2661.pdf. Acesso em: 1º maio 2024.
ARAUJO, Felipe. Desvendando os labirintos da financeirização na educação básica: perspectivas sobre a Holding Eleva Educação. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7500. Acesso em: 10 maio 2024.
BALL, Stephen J. Global Education Inc.: New policy networks and the neo-liberal imaginary. Londres: Routledge, 2012.
BIRCH, Kean; MUNIESA, Fabian. Assetization: turning things into assets in technoscientific capitalism. Londres: Mit Press, 2020.
BOSSANOVA INVESTIMENTOS. Quem somos. (s.d.a). Disponível em: https://bossainvest.com/quem-somos/. Acesso em: 2 maio 2024.
BOSSANOVA INVESTIMENTOS. Materiais educativos. (s.d.b). Disponível em: https://bossainvest.com/materiais-educativos/. Acesso em: 2 maio 2024.
BRASIL. Lei 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=432387&filename=LegislacaoCitada%20PL%207700/2006. Acesso em: 10 abr. 2024.
CARCANHOLO, Reinaldo Antônio; NAKATANI, Paulo. O capital especulativo parasitário: uma precisão teórica sobre o capital financeiro, característico da globalização. Ensaios FEE, Porto Alegre, vol. 20, n. 1, 284-304, 1999. Disponível em: https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/ensaios/article/view/1947. Acesso em: 10 maio 2024.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do Ensino Superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/SFTYDmV3zhBxfdTPRVBR78m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Política de expansão da educação superior no Brasil – o PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado, Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 49-72, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/jZMkgMgTyb7rmjtqTVczXBj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Política de Financiamento e a Expansão da Educação Superior no Brasil: o público e o privado em questão. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 427-441, ago., 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635212. Acesso em: 10 maio 2024.
CHESNAIS, François. Finance capital today: corporations and banks in the lasting global slump. Leiden: Brill, 2016.
CHIAPELLO, Eve; WALTER, Christian. The Three Ages of Financial Quantification: a conventionalist approach to the financier’s metrology. Historical Social Research, [s. l.], v. 41, n. 2, p. 155-177, 2016. GESIS - Leibniz Institute for the Social Sciences. http://dx.doi.org/10.12759/HSR.41.2016.2.155-177. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43798487. Acesso em: 10 maio 2024.
DUSSEL, Inés; WILLIAMS, Federico. Los Imaginarios sociotécnicos de la política educativa digital en México (2012-2022). Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 27, n. 1, p. 39-60, 2023. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/26247. Acesso em: 10 maio 2024.
EDSURGE. About. (s. d.). Disponível em: https://www.edsurge.com/about. Acesso em: 10 abr. 2024.
FAIRCLOUGH, Norman; WODAK, Ruth. Critical discourse analysis. In: VAN DIJK, Teun. Discourse studies: A multidisciplinary introduction. Londres: Sage, 1997. p. 258–284. Disponível em: https://doi.org/10.4135/9781446289068.n17. Acesso em: 2 maio 2024.
GEEKIE. Prêmios, certificações e reconhecimentos. 2023. Disponível em: https://www.geekie.com.br/premios-certificacoes-e-reconhecimentos-geekie/. Acesso em: 2 maio 2024.
GO STUDENT. (s. d.). Disponível em: https://hello1.gostudent.org/en/education-in-2050/. Acesso em: 10 abr. 2024.
GUAY, Rob; BIRCH, Kean. A comparative analysis of data governance: socio-technical imaginaries of digital personal data in the usa and eu (2008-2016). Big Data & Society, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/20539517221112925. Acesso em: 10 maio 2024.
GUIMARÃES, André Rodrigues.; TELLES DA SILVA, Adeildo; FERNANDES SANTOS NOGUEIRA, Ari. Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7533. Acesso em: 10 maio 2024.
HILFERDING, Rudolf. El Capital financiero. Madri: Tecnos, 1985.
HOLONIQ. Education in 2023: five scenarios for the future of learning and talent. 2018. Disponível em: https://www.holoniq.com/2030. Acesso em 10 maio 2024.
HOLONIQ. Education Technology in Latin America. 2021. Disponível em: https://www.holoniq.com/notes/education-technology-in-latin-america-and-the-caribbean. Acesso em: 4 maio 2024.
HOWARD, Philip N. Network Ethnography and the Hypermedia Organization: new media, new organizations, new methods. New Media & Society, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 550-574, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/146144402321466813. Acesso em: 10 maio 2024.
IMAGINABLE FUTURES. Sobre. (s. d.). Disponível em: https://www.imaginablefutures.com/br/sobre/. Acesso em: 15 maio 2024.
JACOMY, Mathieu, VENTURINI, Tommaso; HEYMANN, Sebastien et al. ForceAtlas2, a continuous graph layout algorithm for handy network visualization designed for the Gephi software. PloS one, v. 9, n. 6, e98679, 2014. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0098679. Acesso em: 10 maio 2024.
JASANOFF, Sheila. Future imperfect: Science, technology, and the imaginations of modernity. In: JASANOFF, S; KIM, S. H. (eds.). Dreamscapes of Modernity. Sociotechnical imaginaries and the fabrication of power. Chicago: Chicago Press, 2015, p. 1-33.
JESSOP, Bob. El Estado: Pasado, presente y futuro. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2017.
KATO, Fabíola Bouth Grello; CORDEIRO, Tarcísio da Silva; COSTA, Carolina Costa da. A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional S.A. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7539. Acesso em: 10 maio 2024.
KOMLJENOVIC, Janja. The rise of education rentiers: digital platforms, digital data and rents. Learning, Media and Technology, [s. l.], v. 46, n. 3, p. 320-332, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.1891422. Acesso em: 10 maio 2024.
LANGLEY, Paul. Assets and assetization in financialized capitalism. Review of International Political Economy, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 382–393, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09692290.2020.1830828. Acesso em: 10 maio 2024.
LEHER, Roberto. Estado, Reforma Administrativa e Mercantilização da Educação e das Políticas Sociais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 9-29, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43851. Acesso em: 10 maio 2024.
LEHER, Roberto; COSTA, Hellen Balbinotti. Commodification and Financialization of Education in Brazil: trends and particularities of dependent capitalism. In: HALL, R.; ACCIOLY, I.; SZADKOWSKI, K. The Palgrave International Handbook of Marxism and Education. Cham: Palgrave Macmillan, 2023. p. 299-316.
LENIN, Vladimir. El imperialismo, fase superior del capitalismo. Obras Escogidas. Tomo III. Moscou: Progreso, 1961.
MADER, Philip; MERTENS, Daniel; ZWAN, Natascha van Der. The Routledge International Handbook of Financialization. Londres: Routledge, 2020.
MAGER, Astrid.; KATZENBACH, Christian. Future imaginaries in the making and governing of digital technology: multiple, contested, commodified. New Media & Society, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 223-236, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444820929321. Acesso em: 10 maio 2024.
MARX, Karl. O capital: crítica a economia política. Livro Terceiro. São Paulo: Boitempo, 2017.
MATTHEWS, Adam. Sociotechnical imaginaries in the present and future university: A corpus-assisted discourse analysis of UK higher education texts. Learning, Media and Technology, v. 46, n. 2, p. 204–217, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.1864398. Acesso em: 10 maio 2024.
MCKINSEY & COMPANY. Value creation in metaverse. 2022. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/business%20functions/marketing%20and%20sal es/our%20insights/value%20creation%20in%20the%20metaverse/Value-creation-in-the-metaverse.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
MCKINSEY & COMPANY. Brazil Digital Report. 2021. Disponível em: https://assets.ctfassets.net/ws3ue388i71x/rgMP6ZtBa56TKYnrL7VLJ/c5438055755c274fdb565d0ee30d51f7/Brazil_Digital_Report_-_Webinar_V8__3_.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
MCKINSEY & COMPANY. Brazil Digital Report. 2019. Disponível em: https://downloads.ctfassets.net/ws3ue388i71x/rgMP6ZtBa56TKYnrL7VLJ/12c8bdb097d2dad23d54737b4e5c7eac/Brazil_Digital_Report_Edition_2019_vEN.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
META. The metaverse and how we’ll build it together - Connect 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uvufun6xer8. Acesso em: 10 abr. 2024.
META. How the metaverse can transform education. 2023. Disponível em: https://about.fb.com/news/2023/04/how-the-metaverse-can-transform-education/. Acesso em: 10 abr. 2024.
META. Immersive learning. [S. d.]. Disponível em: https://about.fb.com/news/2023/04/how-the-metaverse-can-transform-education/. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sM4kwNzqZMk5nsp8SchmkQD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2024.
PINTO, José Marcelino de Rezende. As esperanças perdidas da educação de jovens e adultos com o Fundeb. Fineduca – revista de financiamento da educação, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/111438. Acesso em: 10 maio 2024.
QUIBAO NETO, José; ADRIÃO, Theresa. Educação básica brasileira e mercado financeiro: estudo de empresas do setor educacional com capital aberto - 2013 a 2022. Revista Cocar, Belém, n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7551. Acesso em: 10 maio 2024.
RAHM, Lina. Educational Imaginaries: Governance at the Intersection of Technology and Education. Journal of Education Policy, v. 38, n. 1, p. 46-68, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02680939.2021.1970233. Acesso em: 10 maio 2024.
ROWE, Emma. Network ethnography in education: a literature review of network ethnography as a methodology and how it has been applied in critical policy studies. In: STACEY, M.; MOCKLER, N. (eds.). Analyzing Education Policy: Theory and Method. Londres: Routledge, 2024, p. 136-156.
SAURA, Geo; DÍEZ-GUTIÉRREZ, Enrique; RIVERA-VARGAS, Pablo. Innovación Tecno-Educativa “Google”. Plataformas Digitales, Datos y Formación Docente. Reice. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio En Educación, Madri, v. 19, n. 4, p. 111-124, 2021. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/reice2021_19_4_007. Acesso em: 10 maio 2024.
SAURA, Geo; CANCELA, Ekaitz.; ADELL, Jordi. New Keynesianism or smart austerity? Digital technologies and educational privatization post COVID-19. Education Policy Analysis Archives, [s. l.], v. 30, n. 116, p. 2-29, 2022. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6926. Acesso em: 10 maio 2024.
SAURA, Geo.; CANCELA, Ekaitz.; PARCERISA, Lluís. Privatización educativa digital. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 27, n. 1, p. 11-37, mar. 2023. Disponível em:https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/27019. Acesso em: 10 maio 2024.
SEKI, Allan Kenji. Relações entre capitais de ensino, monetários e tecnologias educacionais digitais: um estudo de caso da Arco Educação. Revista Cocar, Belém, n. 20, p.1-25, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7499. Acesso em: 29 abr. 2024.
SEKI, Alla Kenji. Apontamentos sobre a Financeirização do Ensino Superior no Brasil (1990-2018). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.48-71, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43866. Acesso em: 10 abr. 2024.
SIQUEIRA, Ângela C. de. A Regulamentação do Enfoque Comercial no Setor Educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 145-184, mai./jun./jul./ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZCRxpZqy9yTvGdpXYZKGsxM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2024.
STATISTA. Valor estimado del metaverso. [s. d.]. Disponível em: https://es.statista.com/estadisticas/1446418/valor-estimado-del-metaverso/. Acesso em: 10 abr. 2024.
VALOR CAPITAL GROUP. Why Brazil? Brazil is the beta market of the world. [s.d.]. Disponível em: https://valorcapitalgroup.com/why-brazil-brazil-is-the-beta-market-of-the-world/. Acesso em: 2 maio 2024.
WILLIAMSON, Ben; KOMLJENOVIC, Janja. Investing in imagined digital futures: the techno-financial “futuring” of edtech investors in higher education. Critical Studies In Education, [s. l.], v. 64, n. 3, p. 234-249, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17508487.2022.2081587. Acesso em: 5 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.