Uma análise da implementação das políticas educacionais a partir do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Túlio Mello Teixeira Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, teixeira33tulio@gmail.com https://orcid.org/0009-0006-2223-3739
  • Jacqueline Lima Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro; Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campo dos Goytacazes, RJ, Brasil, jacapili.jl@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0153-8948

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.133330

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Implementação, Representatividade.

Resumo

A proposta do presente artigo foi analisar a implementação das políticas educacionais da cidade mediante as discussões do conselho pleno e das câmaras técnicas que compõem as arenas do Conselho Municipal de Educação de Campos. Realizamos, para isso, uma pesquisa documental sobre as atas do conselho, as leis federais e municipais que tratam do sistema educacional da rede municipal. Concluímos que a verticalização das decisões impostas pelo poder executivo sobre os espaços de decisões do conselho pleno inibe a participação das representações e favorece os convênios com empresas privadas assistencialistas.

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Biografia do Autor

Túlio Mello Teixeira, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, teixeira33tulio@gmail.com

Doutorando em Educação no PPGE/UNESA. Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), graduação em HISTÓRIA pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), graduação em FILOSOFIA pela Universidade Fluminense (2008), graduação em DIREITO pela UCAM (2007), especialização em LITERATURA, MEMÓRIA CULTURAL E SOCIEDADE pelo Instituto Federal Fluminense (2004), Pós-graduação em SECRETARIADO ESCOLAR pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (2020), especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA pelo Cecierj Cederj (2020), mestrado em COGNIÇÃO E LINGUAGEM pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010).

Jacqueline Lima, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro; Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campo dos Goytacazes, RJ, Brasil, jacapili.jl@gmail.com

Pesquisadora Visitante do LEEL/UENF (2021-2022). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - 2015-2018). Professora do PPG em Educação da UNESA. Pós-Doutora do PPG em Cognição e Linguagem, na UENF (PDS-FAPERJ - 2019-2020). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1999). Bacharel e Licenciada em História pela UERJ (1996).

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

Mello Teixeira, T., & Lima, J. (2024). Uma análise da implementação das políticas educacionais a partir do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.133330