Prácticas emprendedoras desarrolladas en la educación profesional y tecnológica

Autores/as

  • Ester Dos Santos Oliveira Régis Instituto Federal do Paraná (IFPR), PR, Brasil. ester.oliveira9@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6551-5433
  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Itajaí, SC, Brasil. lizote@univali.br https://orcid.org/0000-0002-8702-5096
  • Daniel Palacios-Marqués Universidade Politécnica de Valência, Escola Técnica de Engenharia, Valência, Espanha. dapamar@doe.upv.es https://orcid.org/0000-0002-6415-2025

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132567

Palabras clave:

Emprendimiento, Universidad Emprendedora, Instituto Federal

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la percepción del público interno, con respecto a las prácticas empresariales desarrolladas en la educación técnica y tecnológica del Instituto Federal de Paraná (IFPR). El diseño de investigación tuvo un enfoque cuantitativo, descriptivo y de encuesta con técnicas univariadas y multivariadas para el análisis de datos. Los resultados mostraron que la correlación más baja está entre la dimensión gestión empresarial estratégica y la internacionalización, y de las prácticas empresariales de las Institución de Enseñanza Superior (IES), desarrolladas en el IFPR, el promedio más alto está en la dimensión extensión. Cabe señalar que el resultado de una mayor expresividad es la confirmación de la misión institucional, ya que el público interno del IFPR coincide en que la institución es un motor de desarrollo empresarial en el ámbito regional, social y comunitario en general.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ester Dos Santos Oliveira Régis, Instituto Federal do Paraná (IFPR), PR, Brasil. ester.oliveira9@gmail.com

Mestre em Administração. Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração e Pós-Graduação Lato Sensu.

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Itajaí, SC, Brasil. lizote@univali.br

Doutora em Administração e Turismo. Docente na Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração e na Pós-Graduação nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração.

Daniel Palacios-Marqués, Universidade Politécnica de Valência, Escola Técnica de Engenharia, Valência, Espanha. dapamar@doe.upv.es

Doutor em Administração. Docente e Coordenador do Mestrado em Gestão de Negócios Digitais da Escola Técnica de Engenharia da Universidade Politécnica de Valência – Espanha.

Citas

ALMEIDA, M. C.; TERRA, B.; ALENCAR, M. S. M. Proposição e validação de indicadores de universidade empreendedora. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 2, p. 38-46, 2016. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/29989 . Acesso em: 12 ago. 2020.

ARANHA, E.; GARCIA, N. A análise da universidade empreendedora no contexto brasileiro. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 101-126, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/73469744/A_An%C3%A1lise_da_Universidade_Empreendedora_no_Contexto_Brasileiro. Acesso em: 08 set. 2020.

BENTLER, P.; BONETT, D. Significance tests and goodness of fit in the analysis of covariance structures. Psychological Bulletin, v. 88, n. 3, p. 588-606, 1980. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.88.3.588. Acesso em: 01 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL JÚNIOR. Ranking de universidades empreendedoras. Disponível em: http://universidadesempreendedoras.org/wp-content/uploads/2019/10/ranking-2019.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em:

CLARK, R. B. Creating entrepreneurial universities. Organizational Pathways of Transformation. Oxford: Pergamon and Elsevier Science, 1998.

CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. The university-industry relationship under diferent approaches: the entrepreneurial university to academic capitalism. Educação, v. 40, n. 1, p. 73-82, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22838. Acesso em: 02 out. 2020.

CULLEN, P. Universidades para el siglo XXI. Buenos Aires: EdUTecNe, 2009. Disponível em: https://www.edutecne.utn.edu.ar/univ_siglo_xxi/univ_siglo_xxi.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

DOIN, T.; ROSA, A. R. Interação universidade-empresa-governo: o caso do programa de cooperação educacional para transferência de conhecimento Brasil-Cingapura. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 4, p. 940-958, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395174725. Acesso em: 05 set. 2021.

ETZKOWITZ, H. Research groups as ‘‘quasi-firms’’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, v. 32, n. 1, p. 109-121, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00009-4. Acesso em: 01 set. 2020.

ETZKOWITZ, H. The evolution of the entrepreneurial university. Technology and Globalization, v. 1, n. 1, p. 64-77, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1504/IJTG.2004.004551. Acesso em: 04 set. 2020.

ETZKOWITZ, H. The entrepreneurial university: vision and metrics. Industry and Higher Education, v. 30, n.2, p. 83-97, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5367/ihe.2016.0303. Acesso em: 10 set. 2020.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and ‘‘Mode 2’’ to a triple helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000. Disponível em: http://www.oni.uerj.br/media/downloads/1-s2.0-S0048733399000554-main.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23-48, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003. Acesso em: 20 set. 2020.

GHOBRIL, A. N.; BAKER, D.; ROKOP, N.; CARLSON, C. R. Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, São Paulo, SP, v. 9, n. 1, p. 42–76, 2020. Disponível em: https://regepe.org.br/regepe/article/view/1539. Acesso em: 10 jul. 2021.

GIBB, A.; HASKINS, G.; ROBERTSON, I. Leading the entrepreneurial university: Meeting the entrepreneurial development needs of higher education institutions. In: ALTMANN, A.; EBERSBERGER, B. (Ed.). Universities in change: managing higher education institutions in the age of globalization. New York: Springer, 2013, p. 9-45. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4590-6_2. Acesso em: 12 jul. 2021.

GIMENEZ, A. M.; BONACELLI, M. B. Enseñanza superior y sociedad: un estudio exploratorio sobre prácticas de la tercera misión en la Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Journal of Technology Management and Innovation, v. 13, n. 4, p. 94-104, 2018. Disponível em: https://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/2920/1142. Acesso em: 05 mar. 2023.

HAIR Jr., J. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman., 2009.

HU, L.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10705519909540118. Acesso em: 01 set. 2021.

INÁCIO JÚNIOR, E., et al. Analysis of the brazilian entrepreneurial ecosystem. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 5-36, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/6253. Acesso em: 16 set. 2020.

KANIAK, V. M. M.; TEIXEIRA, R. M. Atividades empreendedoras em universidades: estudo de casos múltiplos em universidades paranaenses. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 1, p. 77-109, 2023. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1503. Acesso em: 25 mar. 2023.

LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, v. 33, n. 1, p. 159-174, 1977. https://doi.org/10.2307/2529310. Acesso em: 05 set. 2021.

MACCALLUM, R. C.; BROWNE, M. W.; SUGAWARA, H. M. Power analysis and determination of sample size for covariance structure modeling. Psychological Methods, v. 1, n. 2, p. 130-149, 1996. https://doi.org/10.1037/1082-989X.1.2.130. Acesso em: 05 set. 2021.

MASCARENHAS, C., et al. Entrepreneurial university: towards a better understanding of past trends and future directions. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, v. 11, n. 3, 2017, p. 316-338. https://doi.org/10.1108/JEC-02-2017-0019. Acesso em: 22 out. 2020.

OECD. A guiding framework for entrepreneurial universities. OECD and the European Commission, 2012. Disponível em: https://www.utadeo.edu.co/files/collections/documents/field_attached_file/ec-oecd_entrepreneurial_universities_framework.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.

RUIZ, S. M. A.; MARTENS, C. Universidade empreendedora: proposição de modelo teórico. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 48, p. 121-138, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/8249. Acesso em: 10 ago. 2020.

RUIZ, S. M. A.; MARTENS, C.; COSTA, C. Entrepreneurial university: na exploratory model for higher education. Journal of Management Development, v. 39, n. 5, p. 705- 722, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JMD-08-2019-0363/full/html. Acesso em: 17 out. 2021.

SILVA, J. P. M. et al. Analysis of the entrepreneurial characteristics of three public universities in Minas Gerais – Brazil. Revista Organizações em Contexto, v. 17, n. 34, p. 59-93, 2021. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/88/92. Acesso em: 10 abr. 2023.

VOLLES, B. K.; GOMES, G.; PARISOTTO, L. R. dos S. Universidade empreendedora e transferência de conhecimento e tecnologia. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 1, p. 137-155, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61355/41562. Acesso em: 25 mar. 2023.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Dos Santos Oliveira Régis, E., Lizote, S. A., & Palacios-Marqués, D. (2024). Prácticas emprendedoras desarrolladas en la educación profesional y tecnológica. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.132567