O programa Escolas do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro: qual o seu significado, considerando o que diz Cláudia Costin, a secretária municipal de educação (2009-2014)?

Autores

  • Bruno Adriano Rodrigues da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. b.adriano_rs@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-0772-2503
  • Bruno Gawryszewski Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. brunogawry@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7974-1711
  • Camila Kipper Putzke Secretaria Municipal de Educação e Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. camilakipperputzke@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5759-5234

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.129366

Palavras-chave:

Política Educacional, Rio de Janeiro, Programa Escolas do Amanhã

Resumo

Este artigo tem o objetivo de conferir significado ao Programa Escolas do Amanhã, considerando uma entrevista com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro durante os anos de 2009 a 2014, Cláudia Costin, o que justifica a realização da pesquisa, guardada a importância administrativa do cargo, além da própria necessidade de avaliação da política educacional brasileira. Com base no método hermenêutico-dialético, trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a descrição e a análise dos dizeres da secretária revelou que o programa atendeu a uma gestão empresarial na educação do município, o que não deve ser compreendido como uma ação eficiente da prefeitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. b.adriano_rs@yahoo.com.br

Professor da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. brunogawry@gmail.com

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) da FE/UFRJ.

Camila Kipper Putzke, Secretaria Municipal de Educação e Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. camilakipperputzke@gmail.com

Professora da educação básica do município de São Gonçalo e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Referências

BOMENY, H. Darcy Ribeiro: sociologia de um indisciplinado Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do Saeb. Cadernos de Pesquisa, nº 108, novembro/1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TCDfghNzNbWbgtqW5NMmJ7G/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 27 out. 2021.

CARVALHO, L. D.; RAMALHO, B.; SANTOS, K. A. O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80711, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/SL9FgVB33jFmqrL7Rzn9bbM/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 30 set. 2021.

CAVALIERE, A. M. Políticas especiais no ensino fundamental. In: FONTOURA, H. Amaral da (Org.). Políticas Públicas, Movimentos Sociais: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. Disponível em: http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/livro3.pdf . Acesso em: 30 set. 2021.

CAVALIERE, A. M. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, v. 20, n. 46, p. 249-259, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/VqDFLNVBT3D75RCG9dQ9J6s/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 30 set. 2021.

CHRISTOVÃO, A. C. Compensação educacional no Rio de Janeiro: avaliando o programa Escolas do Amanhã. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2018/tAnaCarolinaChristovao.pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.

COELHO, L.; ROSA, A.; SILVA, L. A. Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e Novo Programa Mais Educação: entre Perspectivas e Desafios. Revista COCAR, Belém, v. 12. n. 23, p. 510-533 – jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1738 . Acesso em: 30 set. 2021.

COSTIN, C. [65]. [mês nov. 2019]. Entrevistador: Camila Kipper Putzke. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 4 nov. 2019.

DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1997.

FERNANDES, C. O.; NAZAREH, H. D. G. Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 893-906, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32906/pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.

FORQUIN, J.-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/14saberes_escolares.pdf . Acesso em: 1 out. 2021.

FREITAS, C. R.; FIGUEIREDO, I. M. Z. As concepções de educação integral e integrada em John Dewey. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 197–215, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19618. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19618 . Acesso em: 30 set. 2021.

FREITAS, L. C. Três teses sobre as reformas empresariais na educação: perdendo a ingenuidade. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio/ago. 2016.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/?lang=pt . Acesso em: 12 ago. 2024.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, Apr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf. . Acesso em: 30 set. 2021.

GAWRYSZEWSKI, B. O programa 'Escolas do Amanhã' e a escola pública para a classe trabalhadora. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 1-175, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1828/2288 . Acesso em: 12 ago. 2024.

HINGEL, M. O Pronaica – proposta, destruição e ressureição. In: COELHO, L.; CAVALIERE, A.M. (Org.). Educação Brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 63.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa [online], v. 46, n. 159, p. 38-62, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZDtgY4GVPJ5rNYZQfWyBPPb/# . Acesso em: 9 jan. 2023.

MACIEL, A. C.; MOURÃO, A. R. B.; SILVA, C. A. A Revolução Francesa e a educação integral no Brasil: da concepção ao conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e236125, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SYBvTGDZbZYWcbRKSQPCJJM/?lang=pt Acesso em: 30 set. 2021.

MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/NcPqxNQ6DmmQ6c8h4ngfMVx/?format=pdf&lang=pt. . Acesso em: 26 out. 21.

MOTTA, V. C. Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo. Trab. educ. saúde, v. 6, n. 3, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/8vWbgtvVcjcdwWWj5rLMzRS/?lang=pt Acesso em: 2 nov. 2021.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.

NÓBREGA JÚNIOR, E. A relação escola-família-vizinhança na favela da Maré e o programa Escolas do Amanhã/Bairro Educador. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31727/31727.PDF . Acesso em: 12 ago. 2023.

RIBEIRO, E. Impactos das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) sobre cotidianos escolares. Lua Nova, São Paulo, n. 110, p. 155-188, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/BFTXcsbg38FKsrsZBKttRrF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 out. 2021.

RIO DE JANEIRO. Decreto n. 30.340, de 1º de janeiro de 2009. Revoga o decreto n. 28.878, de 17/12/2007 que cuida da “Aprovação automática” no âmbito da rede pública municipal. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1 jan. 2009a. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/. Acesso em: 2 nov. 2021.

RIO DE JANEIRO. Resolução SME nº 1038, de 24 de agosto de 2009. Dispõe sobre a implementação do Programa Escolas do Amanhã. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 25 ago. 2009b. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/. Acesso em: 2 nov. 2021.

SANTOS, J. C. O gerencialismo no novo modelo de educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): origens, implantação, resultados e percepções. Tese. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/Teses2014/tjairocampos.pdf . Acesso em: 12 ago. 2024.

SAVIANI, D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/108/96 . Acesso em: 29 out. 2021.

SILVA, B. A. R. Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa mais educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 202–218, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640523 . Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, B. A. R. A Concepção Empresarial da Educação Integral e(m) Tempo Integral. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1613–1632, out. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NSGWd9T5BbVsrN9tc8djgcn/?lang=pt# Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, B. A. R.; COELHO, L. M. C. da C.; MOEHLECKE, S. Direito à educação integral e(m) tempo integral: normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 165–185, jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16034 . Acesso em: 12 ago 2024.

SOBRINHO, J. A.; PARENTE, M. M. A. Textos para Discussão n. 363. CAIC: Solução ou Problema? Brasília, DF: IPEa, Serviço Editorial, 1995. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1717/1/td_0363.pdf Acesso em: 23 ago. 2023.

XAVIER, L. N. O Manifesto de 1932 e a democracia como valor universal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Online. Brasília, v. 96, número especial, p. 133-156, 2015. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/484/121. Acesso em: 30 set. 2021.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Rodrigues da Silva, B. A., Gawryszewski, B., & Kipper Putzke, C. (2024). O programa Escolas do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro: qual o seu significado, considerando o que diz Cláudia Costin, a secretária municipal de educação (2009-2014)?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.129366