O Método de Melhoria de Resultados – MMR: Uma Política “Nova” Sustentada por “Velhos” Paradigmas

Autores

  • Silvio Cesar Nunes Militão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP. silvio.militao@unesp.br https://orcid.org/0000-0003-2094-1193
  • Lindsay Da Silva Cruz Leal Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil. lindsay.leal@educacao.sp.gov.br https://orcid.org/0009-0000-8572-2990
  • Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil. utopico92@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3977-3217

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128745

Palavras-chave:

Gestão escolar, Nova gestão pública, Método de Melhoria de Resultados (MMR)

Resumo

O presente artigo analisa a implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) na rede estadual paulista de ensino e suas decorrências nas ações cotidianas do gestor escolar. Para tanto, utiliza uma abordagem qualitativa de pesquisa, pautada na metodologia do Ciclo de Políticas. Conclui-se que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), ao implementar o MMR, intensificou a conotação gerencial concernente à atuação do gestor escolar como suposta condição estruturante para a qualidade do ensino oferecido na escola pública, na contramão do princípio e da materialização da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Silvio Cesar Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP. silvio.militao@unesp.br

Possui graduação em Ciências Sociais (2000), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática (FFC/Campus de Marília) e do Programa de Pós-graduação em Educação (FCT/Campus de Presidente Prudente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE).

Lindsay Da Silva Cruz Leal, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil. lindsay.leal@educacao.sp.gov.br

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Nove de Julho (2010), graduação em Ciência Licenciatura de 1º GRAU pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau (1998), graduação em Matemática Habilitação Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau (2000) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2021). Servidora Pública Estadual como Titular de cargo de Diretor de Escola, do qual encontra-se afastada para desempenhar a função de Supervisor de Ensino junto à - Diretoria de Ensino Região de Mirante do Paranapanema.

Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil. utopico92@gmail.com

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

Nunes Militão, S. C., Da Silva Cruz Leal, L., & Amaral Garboggini di Giorgi, C. (2024). O Método de Melhoria de Resultados – MMR: Uma Política “Nova” Sustentada por “Velhos” Paradigmas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128745