Las particularidades organizativas, ideológicas y reivindicativas del sindicalismo del magisterio público municipal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128614

Palabras clave:

Sindicalismo docente, Remuneración docente, Magisterio Público Municipal.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar las particularidades organizativas, reivindicativas e ideológicas del sindicalismo docente en el ámbito público municipal, desvendando sus contradicciones bajo la luz de una perspectiva revolucionaria. Basado en el marco teórico-metodológico del Materialismo Histórico-Dialéctico, la investigación analizó tres entidades sindicales que corresponden a las tres formas de organización docente, ubicadas en la región sureste del estado de Paraná: sindicato regional propio de los docentes, sección sindical de sindicato estatal y sindicato de servidores públicos municipales. Con base en los documentos de las entidades, entrevistas con los dirigentes y cuestionarios aplicados a los profesores, se concluyó que, a pesar de las particularidades organizativas (bajo número de afiliados y luchas municipalizadas), las particularidades de la conciencia sindical (conciencia meritocrática) y las particularidades reivindicativas (aproximación con las políticas educativas), la movilización de la categoría tiende a ocurrir mediante las reivindicaciones relacionadas a la remuneración.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil, martarosanni@hotmail.com

Doutora em Educação, na linha de História e Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), campus de Irati. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Atuou como professora das instituições de ensino superior Fati (2015-2016), UNESPAR (2016) e Fasf (2018). Atualmente é professora colaboradora do curso de Pedagogia na Unicentro, campus de Irati. É membro do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE). Temas de estudos, pesquisas e orientações: História da Educação; Políticas Educacionais e Direito à Educação; Trabalho Docente e Sindicalismo; Didática e Metodologias de Ensino; Fundamentos da Educação.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil, gimasson@uol.com.br

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). Foi professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 2002 a 2021. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais: relações entre capital, trabalho e estado. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período de agosto de 2019 a agosto de 2021 e também atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES), no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016 . É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), do Conselho Acadêmico da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE), participa da Rede de Pesquisadores em Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação - Rede ASTE e da Rede Universitas. Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores, fundamentos da educação e trabalho e educação.

Citas

APP. Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná. Estatuto. Curitiba: APP, 2017. Disponível em: <https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Estatuto_APP_2017.pdf>. Acesso em: 30 de nov.2022.

BENOIT, A. H. R. Da lógica com um grande L à lógica de O capital. In: BOITO JR., A.; TOLEDO, C. N. de (Org.). Marxismo e Ciências Humanas. São Paulo: Xamã, 2003.

BENOIT, A. H. R. Sobre a crítica (dialética) de O Capital. Revista Crítica Marxista, Editora Brasiliense, v. n 3, p. 14-44, 1996. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo16Art1.2.pdf>. Acesso em: 30 de nov. 2022.

BENOIT, A. H. R. Sobre o desenvolvimento (dialético) do programa. Crítica Marxista (Roma), Editora Xamã, v. n 4, p. 09-44, 1997. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/4_Hector.pdf>. Acesso em: 30 de nov. 2022.

BOITO JR., A. Classe média e o sindicalismo. Revista Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, v. 4, n. 1, p. 211-234, 2004. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3928. Acesso em: 17 dez. 2021.

BOITO JR., A. O Sindicalismo de Estado no Brasil: uma análise da estrutura sindical. Campinas: UNICAMP, São Paulo: HUCITC, 1991.

BOITO JR., A. Política Neoliberal e Sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã, 1999.

DAL ROSSO, S. D. Fragmentação Sindical. Educar em Revista, Curitiba n. 48, p. 39-52, abr./jun. 2013. Disponível em:<https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32520>. Acesso em: 17 dez. 2021.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Balanço das greves. (2004-2018). Disponível em: <https://www.dieese.org.br/sitio/buscaDirigida?itemBusca=&comboBuscaDirigida=TIPO%7C1352135159121>. Acesso em: 23 jul. 2019.

DOURADO, L. F.; ARAÚJO, W. M. P. Financiamento da educação, FUNDEB e direito à educação: educação pública de qualidade social e com gestão pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 38, n. 01, p.1-21, 2022. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/126444/88068>. Acesso em: 05 mai. 2024.

FARIAS, F. P. Clientelismo e democracia capitalista: elementos para uma abordagem alternativa. Revista Sociologia Política, Curitiba, n. 15, p. 49-65, nov. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsocp/a/Vt3rtCnPQQPbVBRLP3BTPCs/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 17 dez. 2021.

FERRAZ, M.; GOUVEIA, A. Educação e Conflito: Luta sindical docente e novos desafios. Curitiba: Apris, 2012.

FERREIRA, M. O. V. Desconforto e invisibilidade: representações sobre relações de gênero entre sindicalistas docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 15-40, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/KHnpfch6SpMWqtHY7tn7dmD/?lang=pt>. Acesso em: 17 dez. 2021.

GINDIN, J. Sindicalismo dos trabalhadores em Educação: tendências políticas e organizacionais (1978-2011). Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 75-92, abr./jun. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/spMbfQwdtnYztvycKdS6DZq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 17 dez. 2021.

GOUVEIA, A. B. A Organização sindical de professores (as) das redes municipais de ensino do Paraná: um mapa da relação entre a representação sindical e a remuneração docente. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 92, ago. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.14507/epaa.27.4239>. Acesso em: 17 dez. 2021.

GOUVEIA, A. B. La organización sindical de los docentes em los municípios del Estado de Paraná: um mapa preliminar. Polifonías Revista de Educación, ano VI, n. 10, p. 92-115, 2017. Disponível em: <http://www.polifoniasrevista.unlu.edu.ar/sites/www.polifoniasrevista.unlu.edu.ar/files/site/10%20Gouveia.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2021.

GOUVEIA, A. B.; FERRAZ, M. Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48, p. 111-129, abr./jun. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/yS97fcSqjY4jHfWZhvbVd4j/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 17 dez. 2021.

INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2018. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 30 de nov. 2022.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. 5. ed. São Paulo: Alfa-ômega, 1986.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro. 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro III. São Paulo: Boitempo, 2017.

POULANTZAS, N. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

RODRIGUEZ, M. V.; FERNANDES, M. D. E. Professores (as) e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 131-147, abr./jun. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/cPzKGMPXDSKnPCt4qtNqMJM/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 17 dez. 2021.

SAES, D. Classe média e sistema político no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.

TRÓTSKI, L. O Programa de Transição. São Paulo: Sundermann, 2017.

VAISMAN, E. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio, n. 12, ano VI, out. 2010. Disponível em: <http://www.verinotio.org/conteudo/0.49365995032122.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2021.

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Taras Vaz, M. R., & Masson, G. (2024). Las particularidades organizativas, ideológicas y reivindicativas del sindicalismo del magisterio público municipal. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128614