O ACORDO TRIPARTIDO COMESA -EAC-SADC NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNIDADE ECONÔMICA AFRICANA (CEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2448-3923.143235

Palavras-chave:

Comunidades Econômicas Regionais, Acordo Tripartido COMESA-EAC-SADC, Comunidade Econômica Africana

Resumo

O fim último do processo de integração regional na África é a criação de um mercado africano economicamente integrado — Comunidade Econômica Africana (CEA) — dentro de um prazo de 34 anos, de 1994 – 2028, seguindo-se as etapas previstas no Tratado de Abuja. A União Africana, enquanto promotora desse processo, reconhece oito Comunidades Econômicas Regionais (CER’s) para a concretização do seu objetivo. Entretanto, tal processo enfrenta vários obstáculos, desde a múltipla filiação dos Estados nas CER’s, às excessivas Barreiras Tarifárias e Não-Tarifárias. É nesta perspectiva que o presente estudo objetiva demonstrar como o Acordo Tripartido constitutivo da Zona Tripartida de Livre Comércio COMESA-EAC-SADC pretende ultrapassar os referidos obstáculos e, dessa forma, proporcionar à África a integração econômica dos seus mercados. Fruto de uma abordagem qualitativa, o resultado da pesquisa é pragmático ao reconhecer que o Acordo Tripartido é um grande passo e um caminho para a implementação efetiva da CEA. Todavia, reconhece igualmente que o mesmo enfrentará vários desafios para a sua implementação, desde a assimetria das economias africanas formadoras do Acordo, à falta de infraestruturas e à debilidade institucional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almeida Zacarias Machava, Universidade de Macau

Faculdade de Direito, Universidade de Macau. Taipa, Macau-China. E-mail: amachava@um.edu.mo. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7145-742X.

Tomás Bernardo Chirindza, Procuradoria Geral da República

Procuradoria Geral da República. Maputo, Moçambique. E-mail: chirindzatomas11@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4291-8853

Publicado

2025-04-05

Como Citar

Zacarias Machava, A., & Bernardo Chirindza, T. (2025). O ACORDO TRIPARTIDO COMESA -EAC-SADC NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNIDADE ECONÔMICA AFRICANA (CEA). Revista Brasileira De Estudos Africanos, 9(18). https://doi.org/10.22456/2448-3923.143235

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.