Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6, n. 1 (2024)

"EuEuzinhoEudnv": percepções acerca da edição de si em um fluxo híbrido de existência

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.141505
Enviado
July 28, 2024
Publicado
2025-03-14

Resumo

Neste artigo, a obra “EuEuzinhoEudnv” é ponto de partida para a reflexão acerca da construção da identidade dentro e a partir do contexto contemporâneo da experiência híbrida entre dimensões, que ocorre através do acesso síncrono à realidade material e digital. Para isso, somam-se à metodologia de Leonor Arfuch, os estudos de Pedro Alves da Veiga sobre média-arte digital, as considerações de Claudia Giannetti sobre a Endoestética e os argumentos de Fernando Hernández acerca da cultura visual. Investiga-se, assim, a transposição dos aspectos da construção de si, de dentro do território digital - onde o artista explora a edição auto-fabulada da imagem-palavra de si - para o material.

Referências

  1. ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
  2. AGAR, Eileen. Precious Stones. 1936. Técnica mista, 26 x 20,9cm.
  3. ARTHUR, Margareth. A selfie como autorretrato e seus significados. Revistas USP, 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/wp/noticias/a-selfie-como-o-autorretrato-e-seus-significados/. Acesso em: 04 jul. 2024.
  4. CATUNDA, Leda. Camisetas. 1989. Acrílica sobre camisetas, 220 x 190cm.
  5. CATUNDA, Leda. Jardim das Vacas. 1988. Acrílica sobre couro e tela, 146 x 158cm.
  6. ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage. Acesso em: 04 jul. 2024.
  7. FONSECA, Aline Karen. Collage: a colagem surrealista. Revista Educação - UNG-Ser, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 54–64, 2009. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/462. Acesso em: 04 jul. 2024.
  8. GERCHMAN, Rubens. O Rei do Mau Gosto. 1966. Acrílica, vidro bisoté e asas de borboleta sobre madeira, 200 x 200cm.
  9. GIANNETTI, Claudia. Endoestética. In: GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.
  10. GOODNOW, Trischa. The selfie moment: the rhetorical implications of digital self portraiture for culture. In: BENEDEK, András; VESZELSZKI. In the beginning was the image: The omnipresence of pictures: Time, truth, tradition. Peter Lang International Academic Publishers, 201
  11. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Artmed, 2000.
  12. HESS, Aaron. Selfies| the selfie assemblage. International journal of communication, v. 9, p. 18, 2015.
  13. PRESSE, France. Meta vai identificar imagens criadas por IA no Facebook, Instagram e Threads. G1, 06 fev. de 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/02/06/meta-vai-identificar-imagens-criadas-por-ia-no-facebook-instagram-e-threads.ghtml. Acesso em: 04 jul. de 2024.
  14. SALLES, Cecília. Redes da criação-a construção da obra de arte. Horizonte, 2016.
  15. VAN DIJCK, José. Digital photography: communication, identity, memory. Visual communication, v. 7, n. 1, p. 57-76, 2008.
  16. VEIGA, Pedro Alves da. O museu de tudo em qualquer parte: arte e cultura digital: interferir e curar. Lisboa: Grácio Editor, 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.